Governo de MT dispensa estudos ambientais para usina de etanol de milho em Sorrisovoltar

Publicado em : 11/07/2018
Governo de MT dispensa estudos ambientais para usina de etanol de milho em Sorriso

O Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) de Mato Grosso autorizou a dispensa de apresentação de Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) para implantação de uma usina de etanol de milho. Conforme a resolução publicada no Diário Oficial do Estado, a decisão ocorreu por maioria e referenda um parecer técnico da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).

A usina de etanol de milho terá capacidade para processar 1,6 milhão de toneladas de matéria-prima por ano. O grupo empresarial responsável pela construção é o mesmo que instalou uma usina com a mesma finalidade em Lucas do Rio Verde, no ano passado. Em Sorriso, a área construída será de 96 mil metros quadrado, às margens da BR-163. Com a decisão do Consema, a expedição das licenças ambientais deverá ocorrer de forma mais célere.

Em fevereiro, o empresário Marino Franz, sócio-fundador da FS Bioenergia, confirmou a instalação da segunda planta da indústria no Estado. A previsão é que o empreendimento comece a ser construído este ano com projeção de 1,5 mil empregos diretos e indiretos.

"Os valores a serem investidos nos próximos três anos entre a duplicação da planta de Lucas do Rio Verde e a implantação da indústria em Sorriso, será na ordem de R$ 1,5 bilhão", disse. A planta de Lucas do Rio Verde está sendo duplicada para processar 1,4 milhões de toneladas de milho ao ano (23 milhões de sacas de milho). "Juntando Lucas do Rio Verde e Sorriso, estamos falando algo em torno de 3,2 milhões de toneladas ao ano (53 milhões de sacas de milho)".

Inaugurada em agosto do ano passado, em Lucas do Rio Verde, a primeira usina brasileira de etanol totalmente a partir do milho, utiliza tecnologia da ICM. Atualmente, a unidade processa 700 mil toneladas de milho ao ano e, além do etanol, produz farelos para a alimentação de suínos, aves e bovinos. 


Fonte: Só Notícias MT
  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •