Grande público, palestras e debates foram destaques do Irrigacana
13-11-2014

Mais de 300 representantes de usinas, entidades setoriais, centros de pesquisa e empresas do segmento participaram do Irrigacana – I Seminário Brasileiro de Irrigação de Cana-de-Açúcar com Água, realizado em Ribeirão Preto, no Centro de Eventos Pereira Alvim, nos dias 29 e 30 de outubro. Com organização da RPA Consultoria e a realização do Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-Açúcar- GIFC, o seminário apresentou experiências de sucesso de irrigação em usinas da região Centro-Sul e Nordeste do Brasil, bem como em países como Austrália e Índia, e debateu a importância da irrigação da cana como ferramenta indispensável para o aumento da produtividade dos canaviais.

Para o presidente do GIFC, Marco Viana, o seminário foi um sucesso. “A grande participação do público, o alto nível e a diversidade dos temas das palestras, apresentações e debates mostram que o GIFC atingiu seus objetivos. Conseguimos comprovar o valor e importância da irrigação para o aumento da produtividade do setor e promover a troca de experiências bem-sucedidas entre profissionais de usinas do Centro-Sul e Nordeste e também do exterior, e entre pesquisadores de destaque no segmento”, avalia Viana.

Na programação do Irrigacana, cerca de 20 representantes do setor sucroenergético brasileiro e internacional apresentaram palestras e participaram de uma mesa de debate. O evento também contou com uma área de exposição, com a presença dos patrocinadores ouro NaanDanJain, Netafim e Raesa, e patrocinadores prata Agrosystem e Petrofisa, que mostraram ao público em estandes suas tecnologias, produtos e serviços.

No dia 29 de outubro, foram realizados dois painéis: Experiências Bem-Sucedidas de Cana Irrigada no Centro-Sul do Brasil e Experiências Bem-Sucedidas de Cana no Mundo, com palestras de Dnyandeo Gangaram Hapase - ex-diretor do Instituto de Açúcar Vasantdada, e ex-presidente do conselho do Comitê Consultivo de Pesquisa na Índia, do Instituto de Reprodução de Cana-de-Açúcar de Coimbatore e do Conselho Indiano de Pesquisa Agrícola - e de Geoff Inman-Bamber, Diretor de Pesquisa da CSIRO, agência de pesquisa científica da Austrália.

No dia 30 de outubro, foram apresentados os painéis Experiências Bem-Sucedidas de Cana Irrigada no Nordeste do Brasil e Eliminando Entraves: Como Avançar com a Irrigação de Cana no Brasil?, além de um debate com executivos de usinas do país que foram unânimes em dizer que as usinas necessitam de investir mais em irrigação no país. Mediado pelo diretor da RPA Consultoria, Ricardo Pinto, o debate contou com a presença de Cassio Paggiaro (Diretor Agrícola da Clealco), Tereza Peixoto (Diretora Agrícola da Biosev), Célio Manechini (Assessor de Tecnologia do Grupo São Martinho), Fernando Benvenuti (Gerente Corporativo de Engenharia Agrícola e Geotecnologias da Raízen) e Marco Viana (presidente do GIFC).

Balanço dos participantes

O professor doutor Fernando Braz Tangerino Hernandez, da UNESP de Ilha Solteira, um dos palestrantes do evento, destacou o conteúdo do seminário. “A programação foi pensada de maneira a complementar as informações dos diferentes palestrantes, com participações internacionais e a presença de pesquisadores de cana que fazem um trabalho de ponta. Uma iniciativa muito boa de esclarecimento e de convencimento da necessidade de irrigação de cana para que o setor volte a ganhar produtividade”, afirmou Tangerino.

Já Hermes Arantes, gerente Agrícola da Bevap, que representou as experiências de sucesso em irrigação em Minas Gerais, afirma que a integração entre os exemplos do setor produtivo e de pesquisa foi um dos diferenciais do evento. “Vimos exemplos das principais unidades que trabalham com cana irrigada no Brasil e também o que é feito na área de pesquisa. O evento superou minha expectativa”, avalia Arantes.

Patrick Francino Campos, Gestor Agrícola da Jalles Machado, que apresentou o projeto de irrigação de cana com água do Grupo Jalles Machado em Goiás, destacou que a organização do evento é um marco para o setor. “O Irrigacana trouxe informações importantes para a tomada de decisão e contou com um público representativo do setor produtivo, da área de pesquisa e de empresas fornecedoras, além de produtores de cana”, conclui.

Carlos Henrique de Azevedo Farias, Supervisor de Pesquisa & Desenvolvimento da Miriri Alimentos e Bioenergia S/A, usina que irá sediar o 17º encontro do GIFC no dia 27 de novembro, ressaltou a importância da troca de informações entre as usinas do Centro-Sul e do Nordeste. “Tivemos um evento histórico para o setor. A união entre as regiões só vai trazer benefícios para todos. O Centro-Sul tem muito que oferecer para o Nordeste em termos de informação e a nossa experiência também pode ser de grande valia para o desenvolvimento da irrigação em estados como São Paulo”, avaliou Carlos Henrique.