Grupo São Martinho alcança expressiva marca de 4,2 milhões de mudas de árvores nativas plantadas
20-11-2017

Além de utilizar as mudas para o “Viva Natureza”, a companhia promove o reflorestamento de áreas de parceiros e fornecedores de cana da empresa

Uma das primeiras usinas a se preocupar com preservação do meio ambiente e recuperação de matas ciliares foi a São Martinho, um dos maiores grupos sucroenergético do país, com capacidade de moagem de 24 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. Suas primeiras iniciativas remontam aos anos 80, com ações para a proteção de áreas de mananciais e com a criação do seu primeiro viveiro de mudas nativas.

Em 2017, o Grupo alcançou a expressiva marca de 4,2 milhões de mudas de árvores nativas plantadas por meio do seu provejo “Viva a Natureza”. Número que equivale a mais de 350 mudas plantadas por colaborador. Inicialmente, o intuito era plantar um milhão de mudas em 10 anos. A meta foi mais do que superada.

O projeto teve início em 2000 na Usina São Martinho, mas já abrange todas as unidades do Grupo - Usina Iracema, em Iracemápolis/SP; Usina Boa Vista, em Quirinópolis/GO e Usina Santa Cruz, em Américo Brasiliense/SP - e foi idealizado para atender aos princípios básicos de recuperar, proteger, estabilizar nascentes, mananciais e minimizar os riscos de assoreamento nos cursos d’água nas áreas que abrangem as unidades agroindustriais. Para se ter uma ideia, somente na região de influência da Usina São Martinho, já foram recuperadas, protegidas e estabilizadas mais de 72 nascentes.

A partir do projeto, a São Martinho passou a produzir suas próprias mudas com construção de viveiros em suas unidades. Juntos, esses viveiros têm capacidade de produção de 460 mil mudas/ano, de 210 espécies diferentes. No início, a capacidade era de 150 mil exemplares, de 150 espécies e hoje as produções de mudas se estabilizaram para atendimento das demandas da companhia. O plantio anual de mudas também evoluiu com o passar dos anos, saltando de 70 mil mudas anuais para 230 mil unidades, e hoje o plantio se estabilizou em 120 mil mudas por ano conforme dados da última safra.

Além de utilizar as mudas para o “Viva Natureza”, a companhia promove o reflorestamento de áreas de parceiros e fornecedores de cana da empresa. A São Martinho também realiza a doação de mudas para instituições, órgãos ambientais, escolas, entidades municipais, universidades e comunidade, entre outros. Já foram doadas mais de 760 mil mudas.

Veja matéria completa na editoria Sustentabilidade, na edição 47 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.