Guarani deve moer 5% menos de cana que o esperado
05-08-2014

O diretor da divisão de cana-de-açúcar do Grupo Tereos, Jacyr Costa Filho, disse na tarde desta segunda-feira, 4, ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, que a Guarani deve moer 5% menos que o esperado inicialmente, num total de 20 milhões a 21 milhões de toneladas.

Apesar da revisão para baixo, o volume é superior às 19,7 milhões de toneladas de 2013/14. Segundo Costa Filho, o processamento foi impactado pelo clima seco. O executivo participou nesta segunda do 13º Congresso Brasileiro do Agronegócio, em São Paulo.

Sobre a produção de açúcar e de etanol, Costa Filho não quis fazer previsão, alegando que ela dependerá dos níveis de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR). Por ora, a quantidade de sacarose por tonelada de matéria-prima está em 136 quilos por tonelada.

O executivo do Grupo Tereos se disse otimista com a perspectiva para os preços do açúcar demerara na Bolsa de Nova York no segundo semestre. ´Podemos retomar os patamares de três a quatro meses atrás, em torno de 18 a 19 centavos de dólar por libra-peso.´ Para ele, devem dar suporte a menor oferta do produto, o reaquecimento da demanda e um eventual aumento de preço da gasolina.