Guarani obtém certificação valore por produção sustentável
25-04-2014

A Guarani e quatro de seus fornecedores de cana-de-açúcar acabaram de conquistar a certificação Valore, desenvolvida pela Bayer CropScience. Essa conquista é resultado dos esforços da indústria e dos produtores em busca da sustentabilidade de seu negócio, seguindo o tripé: economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta.

Segundo Edilberto Banwart, superintendente de Sustentabilidade, Segurança e Qualidade da Guarani, a certificação Valore é o reconhecimento das boas práticas na cadeia de valor da empresa. “Um diferencial para essa conquista foi o comprometimento e capacidade de ação de todos”, acrescenta. Durante toda a última safra, os envolvidos foram acompanhados pela equipe da Bayer responsável pelo programa Valore, que ofereceram todo o suporte necessário para o processo de auditoria, realizado pela reconhecida certificadora global TÜVRheinland.

“Para nós, da Bayer CropScience, é uma grande satisfação apoiar uma empresa como a Guarani, que trabalha pela sustentabilidade e pelo reconhecimento do setor sucroenergético. O programa de certificação Valore beneficia todos os elos da cadeia produtiva e a sociedade de uma forma geral, por viabilizar a produção de alta qualidade, em quantidade suficiente para atender à demanda mundial por combustíveis renováveis. Nosso principal objetivo é agregar valor a esta cadeia, viabilizando competitividade pelo acompanhamento rigoroso do processo de produção”, explica André Brante, diretor de Negócios da Bayer para a região Centro.
É o segundo ano consecutivo que a Guarani e seu grupo de fornecedores conquistam a certificação Valore na categoria Bronze.

Programa Valore

Criado em 2009, o programa de certificação Valore da Bayer CropScience visa, entre outros objetivos, assegurar a competitividade do produtor brasileiro e abrir as portas dos mais exigentes mercados internacionais. Dividido em três níveis – Bronze, Prata e Ouro –, o Valore engloba várias frentes até chancela máxima do produto, a Ouro. Além da preocupação com a sustentabilidade da cultura e com o meio ambiente, o projeto oferece ao agricultor benefícios como sustentabilidade dos negócios no longo prazo, diferenciação do produto, assistência técnica e expertise de profissionais da Bayer CropScience. Além disso, promove boas práticas agrícolas (com uso racional de insumos e recursos naturais); qualificação profissional, melhor gestão dos negócios (– alocação/ utilização dos recursos de forma mais eficiente) bem como diminuição dos custos da produção e maior produtividade.