Imaturidade das relações humanas
07-08-2015

Ambientes organizacionais imaturos dão espaço a posturas inadequadas, e também de assédio, agressão e bullying


*Beatriz Resende

As relações de trabalho mudaram: quero crer que para melhor, embora alguns ajustes ainda precisem ser feitos. As relações humanas e suas interações, estas sim têm se deteriorado e como elas fazem parte dos ambientes organizacionais, consequentemente vemos pessoas sendo tratadas de forma indevida ou boicotadas, diante desse cenário que vou chamar de imaturo.
Sobre as relações de trabalho e as mudanças vistas: relações mais justas entre colaboradores e empresa, representada pelos seus líderes e gestores. A imposição do poder, o autoritarismo e a vantagem que comandantes de pessoas e equipes sempre exerceram, hoje perdem força. A condução firme e exigente, mas honesta e transparente, ganha espaço e trabalha para que as pessoas tragam os resultados que as empresas precisam. Além disso, profissionais hoje são questionadores, querem se envolver em algo significativo além de ter um emprego, e traçam seus objetivos de carreira e lutam por eles, sem ficar esperando somente pelas oportunidades dadas pelas empresas. A entrada de gerações com pensamentos e expectativas diferentes das anteriores forçou essa mudança. O que é muito bom. Agora só precisamos lapidar tudo isso e transformar em resultados mais aparentes, e construtivos. E potencializar essa energia em prol do negócio.

Roteiros frágeis

Das relações humanas e a sua interferência na relação de trabalho: as organizações se caracterizam por ser ambientes de interação, comunicação e trocas constantes. Os resultados advêm da força desse conjunto conduzido de forma equilibrada e madura. O que vemos é que os atores desse contexto não estão com seus ensaios em dia. Os roteiros estão pobres; a direção das peças está frágil e a sintonia entre os atores, esta se mostra muito distante ainda do que precisaríamos ter para a conquista de resultados perenes.

Veja matéria completa na editoria Gestão de Pessoas na nova edição da CanaOnline. Visualize no site, baixe grátis o pdf da edição. Ou baixe grátis o APP CanaOnline para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br