Importação de açúcar pela China sobe 39% em outubro
19-11-2025

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

No período, as compras chinesas do produto brasileiro avançaram quase 60% frente ao mesmo mês de 2024 

A China intensificou as compras externas de açúcar em outubro. Segundo dados da alfândega chinesa divulgados nesta terça-feira, 18, às importações do produto somaram 750 mil toneladas no mês – alta de 39% na comparação anual. No acumulado de 2024, os desembarques chegaram a 3,9 milhões de toneladas – avanço de 14% ante igual período do ano passado.

O movimento ocorre em meio à queda recente dos preços internacionais do açúcar, que chegaram ao menor nível em cinco anos na bolsa de Nova York. O ambiente favoreceu a formação de negócios por parte de grandes compradores asiáticos.

Maior produtor e exportador global, o Brasil tem sido diretamente beneficiado pelo aumento da demanda chinesa. Em setembro, o país asiático foi o principal destino das exportações brasileiras de açúcar, com 359 mil toneladas.

O fluxo ganhou ainda mais força no mês de outubro, quando o Brasil embarcou um volume recorde de 4,2 milhões de toneladas para todos os destinos. Somente para a China, as vendas somaram 619,35 mil toneladas, mantendo o país asiático como o maior comprador do açúcar brasileiro, conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior.

Na comparação com outubro de 2024, as exportações brasileiras de açúcar para a China cresceram 58%, reforçando a tendência de retomada do apetite chinês em meio ao alívio das cotações internacionais.

Fonte: Estadão