Inauguração do Recinto das Onças
08-07-2014

No próximo dia 11 de julho, o Projeto Abayomi, uma parceria entre a UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), dará início ao processo de reabilitação de três onças pardas (dois machos e uma fêmea) que foram resgatadas ainda filhotes em plantações de cana-de-açúcar. A cerimônia oficial de abertura do Recinto das Onças, no qual os animais serão treinados para voltar a viver na natureza, será às 10h desta sexta-feira e contará com a presença da presidente da UNICA, Elizabeth Farina, além de Márcia Gonçalves Rodrigues, do ICMBio.

Abayomi e os irmãos Raquel e Pitã foram encontrados sozinhos, com poucos meses de vida, no interior de São Paulo. Devido à atual escassez das matas, as onças tendem a recorrer às plantações de cana, que ficam próximas à região da natureza em que vivem, em busca de refúgio. No entanto, isso gera preocupação sobre como as pessoas devem proceder ao encontrar o animal. Por isso, a UNICA e o ICMBio firmaram um acordo que visa produzir materiais informativos e equipar funcionários de usinas paulistas de processamento de cana sobre como proceder ao encontrar uma onça parda.

Após viverem pouco mais de um ano no zoológico de Paulínia, Abayomi, Raquel e Pitã serão transferidos para uma fazenda de eucaliptos em Itapira, dando início ao processo de reabilitação. O objetivo desta ação é incentivar a caça e desabituar o convívio com pessoas para comprovar que os animais estejam preparados para voltar a viver na natureza.