Inovação tecnológica: FMC vai inaugurar, no interior paulista, Centro de Inovação América Latina
23-10-2014

O último painel da 14ª Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol, realizada em 20 e 21 de outubro, na capital paulista, abordou o tema: Tecnologia e Inovação no setor sucroenergético. Antonio Carlos Zem, diretor- presidente da FMC América Latina, foi um dos palestrantes e exaltou a importância do investimento em pesquisas, no desenvolvimento de novas moléculas e ferramentas que contribuam para a competitividade da agricultura.

A FMC é líder no mercado de cana e, segundo Zem, a empresa se empenha para oferecer produtos que aumentem a produtividade e qualidade no canavial. Além de facilitar o dia a dia do produtor, possibilitando um manejo completo, com soluções eficientes que contribuam em aumentar a rentabilidade e produtividade no campo.

Uma das inovações tecnológicas da FMC é o herbicida Gamit 360 CS, que possui a formulação microencapsulada que promove uma liberação gradual do ativo, contribuindo para melhor residualidade e eficácia na lavoura. O Gamit 360 CS atua na pré-emergência com excelente residual, evitando a matocompetição inicial, principalmente nas épocas mais secas do ano. Esse herbicida, depois que aplicado no canavial, fica dentro da cápsula e vai sendo liberado gradualmente de acordo com a umidade do ambiente.

Outra inovação da FMC é o desenvolvimento de produtos biológicos, é o caso do Nemix C, um inoculante, altamente concentrado, que cria um biofilme ao redor da raiz, aumentando a proteção e a sanidade da planta, como uma barreira viva que cresce com a raiz.

A FMC está com seis novos produtos “no forno”, e espera liberá-lo até 2020, sendo três na área de cana, dois herbicidas e um inseticida. Mas para ampliar essa parceria com a agricultura e oferecer soluções personalizadas, a empresa inaugura em 31 de outubro, o Latin America Innovation Center. A FMC mantém quatro desses centros de inovação, dois na China, um nos Estados Unidos e outro na Áustria. Agora esse novo centro, instalado próximo à Campinas no interior paulista, irá focar soluções para a agricultura da América Latina.

Zem também destacou que a parceria da FMC com o setor sucroenergético se estende às ações sustentáveis. Entre elas está o emprego de embalagem produzida com polietileno verde, oriundo da cana-de-açúcar: conhecida como a Família Green. A FMC é a pioneira no segmento de agronegócio a utilizar essa tecnologia.

WORKSHOPS CANA CONVIVER – A FMC é parceira da UNICA e do Instituto Chico Mendes no projeto Corredor das Onças, que visa adotar práticas de manejo para a conservação da biodiversidade dentro dos canaviais e, em especial, cuidar da preservação da onça-parda.
Para difundir o conceito, acontecerão workshops:
No dia 29/10/2014 no Centro Canagro, em Piracicaba, SP
11/11/2014 no Centro Cana IAC, Ribeirão Preto, SP
25/11/2014 – Hotel Ipê Park, São José do Rio Preto, SP
Inscrições e informações – canaconviver@eventar.com.br