Inseticidas e herbicidas tiveram maiores altas na produção de cana
01-11-2017

Custo de produção de cana-de-açúcar teve um aumento de 16% nos últimos dez anos

A gestão de custos na área agrícola é ainda um grande desafio que precisa ser superado por diversos produtores de cana, unidades e grupos sucroenergéticos. Mas, para fazer esse gerenciamento, de maneira eficaz, é necessário conhecer números e informações que podem revelar o potencial de lucratividade, os ganhos ou eventuais prejuízos dessa atividade.

Alguns dados podem surpreender. Na composição do custo de produção de cana-de-açúcar, que teve um aumento de 16% nos últimos dez anos, os gastos com inseticidas tiveram uma alta de 109%; com herbicidas, 41% e formação de canavial, 26%, conforme demonstra o Guia de Custos da Cana-de-Açúcar, elaborado pelo Pecege-USP, que tem a finalidade de auxiliar o produtor de cana a aprimorar a gestão de sua propriedade.

João Rosa, pesquisador do Pecege, observa que outros indicadores importantes deste levantamento, realizado junto aos produtores, demonstram que os tratos com soca tiveram aumento de 10% e a colheita, de 7%.

Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.