Investimento e rentabilidade precisam estar em sintonia
12-01-2016

A busca por melhorias continua na pauta da Tecnocana, porém, sem nunca deixar de lado a calculadora

Investimento no canavial e rentabilidade obtida precisam estar na ponta do lápis. Essa é a filosofia da Agrícola Tecnocana de Macatuba, SP, exemplo de que utilizar novas tecnologias traz bons resultados, como no aumento da produtividade, no entanto, não se pode abrir mão da gestão de custos.

Paulo Roberto Artioli, diretor Agrícola da Tecnocana, salienta que investir na modernização do canavial e apostar nas melhores tecnologias e metodologias possíveis foi crucial para aumentar a rentabilidade do negócio. Na sua visão, a elevação da produtividade chegou num patamar limite com os recursos que vinham sendo aplicados. E, a partir de agora, acredita ser preciso alcançar um novo degrau em termos de aumento de produtividade, exigindo um investimento ainda maior. E esse novo salto tem que ser muito bem calculado, para que se tenha certeza se o investimento exigido estará em sintonia com a rentabilidade obtida.

Uma das áreas em que a Tecnocana investiu pesado foi na mecanização do canavial, justamente o ponto que Artioli aponta como a grande vilã na perda de produtividade do setor. “Começamos a olhar apenas a colheita isoladamente, e esquecemos que o restante do processo também precisaria de investimento, como o plantio, o preparo de solo. É preciso enxergar o todo para ter sucesso lá no fim, na colheita. Com o tempo ficou claro pra nós que, se quiséssemos continuar no negócio, teríamos de nos atentar aos diversos fatores que foram causa da perda de produtividade.”

Os investimentos nos canaviais da Tecnocana, uma área com 12,5 mil hectares, vão do preparo do solo ao recolhimento de palha para fornecimento ao Grupo Zilor produzir energia. Também voltou a formar canaviais sadios, recorrendo a ajuda de mudas pré-brotadas. A preocupação com todo o processo, que exige os devidos investimentos, recuperou a produtividade dos canaviais em uma região marcada por solos D e E. A busca por melhorias continua na pauta da Tecnocana, porém, sem nunca deixar de lado a calculadora.
Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, basta baixar GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.