Investimento na melhoria contínua de aplicação de vinhaça
05-09-2018

Biosev trata 80% de suas soqueiras com o biofertilizante

As estratégias da Biosev para garantir uma elevada produtividade agrícola, longevidade do seu canavial e a sustentabilidade de suas operações estão sendo aprimoradas a cada safra. Uma das iniciativas é o investimento na melhoria contínua de estruturas e processos das atividades de aplicação de vinhaça no campo. Considerado o principal resíduo orgânico da produção de etanol, a vinhaça possui altos teores de potássio, além de outros minerais e componentes orgânicos, que auxiliam no desenvolvimento do canavial e fazem desse subproduto um fertilizante diferenciado.

A Biosev produz cerca de 15 milhões de m³ de vinhaça por safra e parte desse volume é aplicado por meio de aspersão, em áreas próprias e de fornecedores, localizadas ao redor das unidades agroindustriais. Para ampliar sua área de aplicação, a empresa está investindo na aplicação localizada da vinhaça. Nesta modalidade ela pode ser utilizada na superfície do solo melhor direcionada sobre a linha de cana.

Todas as unidades do Centro Sul já adotaram a nova forma de aplicação utilizando doses ao redor de 30m³por hectare, o suficiente para suprir a demanda de potássio da cultura. Para esta safra (18/19) o objetivo é expandir a utilização dessa fertirrigação para até 190 mil hectares em todo o Centro-Sul. “A empresa já trata praticamente 80% das suas soqueiras com vinhaça enriquecida com nitrôgenio, que se transforma em um excelente fertilizante organomineral e agrega vigor para o crescimento da planta”, informa Carlos Daniel Berro Filho, Diretor Agrícola da Biosev.

O uso controlado da vinhaça é uma boa prática na cultura da cana do ponto de vista ambiental e produtivo, já que a utilização adequada deste efluente tende a aumentar a produtividade agrícola normalmente de um corte a mais no ciclo do canavial. Além de permitir a total reciclagem desse resíduo industrial, dependendo da origem da vinhaça, pode-se ter uma série de macro e micro nutrientes importantes à cana, aumentando a fertilidade do solo, reduzindo a captação de água para irrigação e diminuindo o uso de fertilizantes químicos e custos decorrentes. Respeitando-se as características dos solos onde é aplicada, a localização das nascentes d’água e os volumes, a vinhaça não provoca efeitos negativos no meio ambiente.

A ideia segundo Carlos Daniel é que a cada safra, a área com uso de fertirrigação das unidades aumente esse uso racional da vinhaça, visando maior produtividade agrícola e redução no uso de fertilizantes químicos. Adicionalmente a vinhaça a Biosev também utiliza outros subprodutos da indústria ricos em nutrientes, como a torta de filtro, a fuligem e cinzas, que são aplicados na adubação do canavial em substituição ou complementação a parte dos fertilizantes minerais.