Investir em Tecnologia de Informação traz resultados para a usina
08-03-2016

O Brasil é considerado o sétimo maior mercado de Tecnologia de Informação (TI) do mundo. E apesar da crise, esse segmento continua em expansão no país, até porque as empresas buscam redução de custos e maior eficiência. Ganhos que são viabilizados com o investimento na TI.

Na esteira do crescimento deste setor no país, a importância desta área também evolui e a passos largos junto ao setor sucroenergético. Nas usinas, assim como em outros modelos de negócio, a tecnologia da informação inclusive tornou-se determinante no desenvolvimento da tecnologia da automação, uma vez que alterou hierarquias e estruturas no ambiente dos escritórios e chegou ao ambiente industrial nos seus mais diversos setores, desde as indústrias de processo e manufatura até prédios e sistemas logísticos. A capacidade de comunicação entre dispositivos e o uso de mecanismos padronizados, abertos e transparentes são componentes indispensáveis do conceito de automação de hoje. A comunicação vem se expandindo rapidamente no sentido horizontal nos níveis inferiores (field level), assim como no sentido vertical integrando todos os níveis hierárquicos.
Outro exemplo dos benefícios da TI para o setor sucroenergético é encontrado na área agrícola das usinas. A introdução da informática para o gerenciamento e simulação das operações agrícolas teve grande impacto na redução dos custos de produção da cana-de-açúcar no Brasil. Os programas e sistemas desenvolvidos para este fim permitem a redução da frota de caminhões, tratores, colhedoras e implementos, maximização da quantidade de açúcar por hectare, otimização da operação das frentes de corte, avaliação do desempenho on-line e controle de todas as operações agrícolas.
Entre as soluções desenvolvidas para este segmento, existem projetos baseados na tecnologia da informação na área agronômica, denominados controle técnico agronômico (CTA) e projetos para análise e diagnóstico da manutenção da frota, assim como sistemas para o gerenciamento logístico da frota de transporte, visando reduzir seu tamanho e seus custos, sempre mantendo a garantia de fornecimento de matéria-prima na esteira da indústria.
São inúmeros os benefícios da TI ao setor sucroenergético. E se parar pra pensar, sempre é possível melhorar os resultados de uma unidade aplicando tecnologias a favor dos mais diferentes processos.
Com a melhoria da remuneração do açúcar e do etanol e a consequente recuperação gradual do setor sucroenergético, as empresas tendem a ganhar uma saúde financeira melhor. Ao analisarem novas áreas para investir na empresa, a área de TI merece um olhar especial pelo retorno que possibilita à organização.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.