Ipiranga Agroindustrial utiliza sistema de controle que eleva a eficiência e a precisão da pulverização aérea
01-02-2019

Apesar das vantagens da pulverização aérea, a atividade é observada em muitos casos com olhares de desconfiança e recriminação
Apesar das vantagens da pulverização aérea, a atividade é observada em muitos casos com olhares de desconfiança e recriminação

Ferramenta planeja voo das aeronaves, considerando margem de segurança em relação às áreas que não são alvos da aplicação de agroquímicos

Renato Anselmi

A pulverização aérea de agroquímicos é uma grande aliada no campo, proporcionando diversos benefícios, como rapidez e melhoria da qualidade das aplicações, eficiência no combate a pragas, redução de custos e aumento da produtividade agrícola.

Apesar de suas vantagens, a atividade é observada em muitos casos com olhares de desconfiança e recriminação devido aos transtornos que pode
provocar – e ainda causa – devido, principalmente, problemas de deriva, quando uma nuvem do produto se desloca para fora da faixa de aplicação, atingindo e contaminando outras áreas.

O grande vilão da pulverizaçãoaérea de agroquímicos é o seu uso inadequado e imprudente. Atualmente, no entanto, existem tecnologias que criam condições para o controle eficaz de toda a operação. Novos recursos estão possibilitando que esse tipo de aplicação agregue valor, de maneira significativa, ao processo de produção agrícola, aumentando efetivamente a cobertura da área tratada com a pulverização de diferentes produtos.

A Ipiranga Agroindustrial – Unidade Descalvado, localizada no estado de São Paulo, por exemplo,tem valorizado a busca da eficiência na pulverização de agroquímicos e produtos biológicos nos canaviais. “Temos a preocupação de não afetar culturas vizinhas, granjas, colmeias, represas, rios”, enfatiza Thiago Veloso, supervisor do Departamento Técnico da área agrícola dessa unidade sucroenergética.
Segundo ele, a utilização de um sistema eficaz de controle da aplicação aérea tem evitado vários problemas, como desperdício do produto e sobreposição de áreas durante a pulverização, além da deriva para outros locais.


Após a utilização da ferramenta para controle da pulverização aérea, conhecida como Spray Plan, houve melhora na aplicação, maior controle de pragas e, em decorrência disto, aumento da produtividade agrícola. Essa ferramenta faz a auditoria de toda a pulverização aérea, a partir de dadosdo resultado original da aplicação.

A tecnologia tem efeitos práticos e mensuráveis. No caso da usina de Descalvado contribuiu, de maneira significativa, para a redução da incidência da broca da cana, que teve queda de 12% para 1,9%. Outras medidas também foram adotadas para a diminuição da incidência dessa praga.

O controle da pulverização aérea evita reclamações equivocadas e oportunistas de vizinhos sobre contaminações de áreas – constata Thiago Veloso. O sistema cria condições para a aplicação precisa, evitando a utilização de agroquímicos em faixas de proteção, situadas nas proximidades de áreas de preservação ambiental, núcleos residenciais, locais que abrigam organismos vivos, como populações do bicho-da-seda e colmeias. Relatórios documentam e comprovam inclusive os horários, locais e margens de segurança das aplicações.

“Temos a preocupação de não afetar culturas vizinhas, granjas, colmeias, represas, rios”, enfatiza Thiago Veloso

O Spray Plangera laudos analíticos contendo índices quantitativos e qualitativos, associados às aplicações aéreas, com informações que permitem auditar e avaliar todo o trabalho realizado. É possível, por exemplo, obter dados sobre as áreas que ficaram sem aplicação ou que tiveram sobreposição. “O piloto fica temeroso em fazer qualquer coisa errada. Todo o trabalho é monitorado”, comenta.

Essa ferramenta possibilita o controle da vazão de acordo com o produto, o tipo de aplicação e a época do ano – destaca o supervisor do Departamento Técnico da usina.

O uso de recursos tecnológicos para o controle da operação está incentivando a ampliação da pulverização aérea em diversas usinas. A rapidez é um dos benefícios proporcionados por esse tipo de aplicação – afirma Thiago Veloso. Em um período, é possível – segundo especialistas – realizar o trabalho que demoraria aproximadamente uma semana.

Outra vantagem da pulverização aérea é a possibilidade de utilização do inseticida em canaviais mais velhos, que apresentam um porte maior, o que inviabiliza a aplicação convencional – observa.

Essa unidade sucroenergética do Grupo Ipiranga Agroindustrial faz a aplicação aérea de adubo foliar, fungicida, inseticida, maturador. Além disso, há o uso de produtos que utilizam Metarhizumanisopliae e Beauveriabassiana, voltados para o controle biológico da cigarrinha-das-raízes e da broca da cana.

O Spray Plangera laudos analíticos contendo índices quantitativos e qualitativos, associados às aplicações aéreas

Proteção ambiental - A adoção de tecnologia de controle da pulverização aérea dissipa dúvidas em relação à eficácia e os benefícios gerados por esse tipo de aplicação. Proporcionando melhoria da qualidade dessa operação, reduzindo o desperdício do produto e mitigando o impacto ambiental, o sistema Spray Plan derruba argumentos das iniciativas voltadas à restrição e proibição de pulverizações aéreas no Brasil. É oprimeiro sistema de análise lançado no mundo para monitorar a aplicação de agroquímicos por meio de aviões agrícolas.

Desenvolvida pela Dominus Soli, de São João da Boa Vista, SP, essa solução possui um módulo específico voltado à proteção ambiental, o SprayPlan Ambiental, que identifica áreas de preservação, áreas residenciais e com organismos vivos, como colmeias e populações do bicho-da-seda, além de outras culturas, localizadas no entorno de plantações alvos de pulverizações, enfatiza Antonio Loures Soares Junior, um dos sócios da empresa.Com base nessas informações, o sistema planeja o voo das aeronaves, levando em conta uma distância mínima segura em relação às áreas vizinhas.

Os sócios daDominus Soli,Antonio Loures e Marco Antonio Lino: tecnologia de ponta para a sustentabilidade do campo

O sistema Spray Plan cria condições para o monitoramento quantitativo e qualitativo da pulverização aérea. Detecta vazão, volumes de calda depositados, áreas cobertas e não cobertas por produtos e aplicações sobrepostas. Além disso, criapadrões técnicos adequados nas aplicações aéreas, que minimiza perdas por causa da ocorrência de deriva, evaporação ou de condições climáticas desfavoráveis.

Entre outras situações, o monitoramento das aplicações evita o desperdício devido à sobreposição de áreas. Isto acontece, por exemplo, quando uma quantidade de insumos para 100 hectares – que está sendo transportada pelo avião agrícola –é utilizada para uma área de 90 hectares. Neste caso, pode ocorrer também o emprego de uma vazão maior do que a necessária – constata Antonio Loures.

Os mapas e laudosfornecem dados e análises que geram orientações para a melhoria da eficiência da aplicação aérea, explica Marco Antonio Lino Junior, que é também sócio da Dominus Soli. O sistema oferece informações para que seja possível entender o que aconteceu em toda operação – enfatizaAntonio Loures. Há recomendações específicas para cada situação e para cada piloto. As orientações são individualizadas.

A ferramenta pode avaliar as alternativas utilizadas pelos pilotos para a superação de dificuldades encontradas em uma determinada área, como torre com fio de alta tensão.A obtenção de bons resultados depende também das melhores soluções para equacionar dificuldades relacionadas a obstáculos e barreiras naturais – observa Marco Antonio Lino.O objetivo é buscar um padrão nas aplicações.

A pulverização de maneira adequada de adubo foliar, maturador e inseticidas – que criam condições para a melhoria no controle de pragas – favorece o aumento da produtividade agrícola. Este é outro ganho importante proporcionado pelo controle da pulverização aérea.

Apesar dos inúmeros benefícios, o custo com o controle da aplicação é pouco significativo em relação ao valor total da pulverização aérea. O maior custo é com o agroquímico. A eficiência na pulverização aérea possibilita um melhor aproveitamento do produto e, portanto, uma economia expressiva nessa operação.

O Spray Plan agrega valor ao processo de produção agrícola – resumem os diretores da empresa. A demanda tem sido sempre crescente. Houve um aumento de 82% no interesse por essa ferramenta, considerando os meses de janeiro a outubro de 2018 em comparação ao mesmo período de 2017 – informam.

Fonte: CanaOnline