Iza Barbosa, a “Dama da Sustentabilidade”, no IX Encontro Cana Substantivo Feminino
03-03-2020

O Encontro acontece em 19 de março no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto, SP, e as vagas já estão esgotadas

Não é exagero dizer que foi a partir do ano 2000, com a chegada de Maria Luiza Barbosa, que o setor sucroenergético foi apresentado oficialmente para a área de responsabilidade social. Bacharel em Pedagogia e Deficientes de Áudio Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com especializações em Educação Especial pela Universidade Mâcon (França),  Iza, como é carinhosamente chamada, criou o Núcleo de Responsabilidade Social do Banco HSBC no Brasil, entre outros vários serviços prestados na área.

E, em 2000, foi convidada para atuar como gerente de Responsabilidade Social da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar). Tinha o desafio de preparar as associadas da entidade para a transição da filantropia e ações sociais para a responsabilidade social e sustentabilidade.

As unidades sucroenergéticas, na época só conhecidas por usinas, já ofereciam um serviço social diferenciado aos seus funcionários e atendimento às comunidades do entorno, mas era preciso quantificar, qualificar, registrar, dar números à essas ações. Torná-las parte da gestão, valorizá-las como um ativo que agrega valor à atividade, não só melhorando sua imagem, mas trazendo retorno financeiro ao aumentar, por exemplo, a satisfação dos colaboradores e, com isso, elevando a produtividade.

E foi o que Iza fez. Criou o Núcleo de Responsabilidade Social da Unica e, por meio de uma presença constante, nas usinas às orientou sobre a importância de realizar e como fazer balanços sociais, o relatório Ethos de Sustentabilidade e ainda levou a Unica a ser a primeira associação de agronegócio no mundo e primeira entidade associativa brasileira a lançar, em 2008, um Relatório de Sustentabilidade. O Relatório foi desenvolvido com base nos critérios da Global Reporting Initiative (GRI), entidade reconhecida mundialmente como detentora dos parâmetros mais completos e respeitados para esse tipo de relatório.

Entre as diversas ações de sustentabilidade desenvolvidas por Iza no setor sucroenergético estão os programas RenovAção e RenovAção Comunidade, uma parceria entre a Unica, suas associadas e a Solidaridad Brasil, que tinha o objetivo de requalificar os trabalhadores rurais do corte manual de cana para ocuparem  funções nas operações mecanizadas da colheita de cana e também qualificar pessoas da comunidade para atuarem em diversa atividades, sem ser o corte de cana . Durante o período do projeto - realizado entre 2010 e 2015 - mais de sete mil pessoas foram beneficiadas.

Maria Luiza Barbosa passou a ser conhecida no setor sucroenergético como “A Dama da Sustentabilidade”, em decorrência de seu grande conhecimento do tema. Atualmente, Iza é diretora-proprietária da TerraGrata Consultoria em Sustentabilidade.

As políticas de diversidade, a maior presença de mulheres no setor também são critérios que fazem parte da sustentabilidade, então, mais do que nunca permeiam o dia a dia de Iza, assim, foi uma das primeiras apoiadoras da criação do Encontro Cana Substantivo Feminino, em 2012.

No IX Encontro Cana Substantivo Feminino, Iza será debatedora no painel “Mais Mulheres nas empresas do Agro”, vai questionar representantes do setor sobre o que estão fazendo para aumentar a presença feminina em suas companhias.

IX ENCONTRO CANA SUBSTANTIVO FEMININO

19 de março de 2020 no Centro de Cana do IAC, Rodovia Antonio Duarte Nogueira km 321, s/n, Ribeirão Preto, SP

INSCRIÇÕES ESGOTADAS

INFORMAÇÕES PELO SITE: http://www.canaonline.com.br/conteudos/cana-substantivo-feminino.html