JÁ HÁ QUEM DOMINE O PLANTIO MECÂNICO DE CANA
09-05-2014

Mesmo com o processo ainda em evolução, para Otávio Tufi, consultor da Datagro Alta Performance, o plantio mecanizado da cana é totalmente dominado se for bem feito. “Precisamos de planejamento linear do uso de nossos equipamentos para podermos, com isso, reduzir o custo fixo da frota para que possamos usá-los durante a safra e a entressafra.” Ele afirma que o plantio manual precisa ser banido. “Senão, vamos precisar ter mais gente na usina durante a entressafra do que na safra.”

A Usina São Martinho (USM), em Pradópolis, SP, é um exemplo de que é possível dominar o plantio com máquina. “Hoje mais de 90% do plantio é mecanizado”, diz Luiz Alberto Henriques, gerente de colheita e manutenção agrícola. A operação de plantio na usina é feita ao longo de praticamente o ano todo. O consumo médio de mudas é de 12 a 13 toneladas por hectare e o plantio é realizado por 20 plantadoras TMA/Tracan.

Veja matéria na integra na reportagem de capa da edição 9 da CanaOnline. Visualize no site ou baixe o aplicativo grátis para tablet e smartphone – www.canaonline.com.br