Jalles Machado recebe homenagem nos 20 anos do Programa Cana IAC
27-06-2014

O Instituto Agronômico promoveu, na última terça-feira, 24, um evento para comemorar os 127 anos da instituição e os 20 anos do Programa Cana IAC. Na ocasião, a Jalles Machado foi homenageada pela parceria que mantém com o Instituto desde 1994, no desenvolvimento de pesquisas e novas variedades de cana.

“É um agradecimento aos nossos parceiros que acreditam e apoiam o trabalho que desenvolvemos, conseguindo alcançar resultados positivos para a cultura da cana-de-açúcar, principalmente com soluções tecnológicas que aumentam a produtividade”, ressaltou o pesquisador e líder do Programa Cana IAC, Marcos Landell.

O diretor-presidente da Jalles Machado, Otávio Lage de Siqueira Filho, recebeu a homenagem. “Agradecemos ao IAC pela parceria ao longo desses anos. O instituto desempenha um papel muito significativo para o setor sucroenergético, sobretudo no desenvolvimento de novas variedades de cana que proporcionam ganhos de produtividade”, ressaltou Otávio Lage Filho.

A programação do evento de comemoração dos 20 anos do Programa Cana IAC contou com palestras. O Diretor do IAC, Sérgio Augusto Morais Carbonell, falou sobre o “IAC: 127 anos de inovação” e o pesquisador e líder do Programa Cana, Marcos Guimarães de Andrade Landell, mostrou a “História e resultados do Programa Cana IAC”. Os pesquisadores Leila Luci Dinarnado-Miranda e Mauro Alexandre Xavier ministraram as palestras “Estado da Arte – Programa Cana IAC” e “Programa Cana e a interação com o setor sucroenergético”, respectivamente.

Programa Cana

O Programa Cana IAC já desenvolveu 22 variedades, além de pacotes tecnológicos que têm viabilizado o sucesso da canavicultura paulista em outras regiões brasileiras, além de viabilizar o dobro da produtividade no México, que tem adotado soluções IAC.

Focado na prospecção de demandas e na realização de pesquisa para atender às necessidades levantadas, o universo de atuação do Programa Cana IAC envolve o desenvolvimento de variedades — o principal insumo tecnológico — e de tecnologias de produção para diversas regiões do Brasil, não apenas as que já produzem cana, como também aquelas que têm potencial para tal.