Lançamentos da DMB na Agrishow elevam eficiência de operações agrícolas
16-04-2018

Distribuidor de Adubo e Calcário e novo sulcador da plantadora automatizada diminuem custos no processo de produção de cana

Duas novidades que atendem demandas imediatas de usinas e produtores de cana serão lançadas pela DMB Máquinas e Implementos Agrícolas na Agrishow 2018 – 25ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, que acontece de 30 de abril a 4 de maio, em Ribeirão Preto, SP.

Uma das inovações da DMB é o sulcador com dispositivo destorroador, novo acessório da Plantadora de Cana Picada - PCP 6000 Automatizada, que aprimora, simplifica e barateia o preparo do solo. Apresentado em eventos do setor sucroenergético, o novo sulcador terá na Agrishow o seu lançamento comercial.

Diversas unidades produtoras de cana já demonstraram interesse em incorporar esse acessório à PCP 6000 Automatizada devido aos benefícios que proporciona para o plantio – revela o engenheiro agrônomo Auro Pardinho, gerente de marketing da DMB. O novo sulcador poderá ser adquirido com a plantadora ou separado, caso o produtor ou a usina já possua a PCP 6000 Automatizada.

Dotado de uma haste que pode atingir uma profundidade de até quarenta centímetros e uma “enxada rotativa”, este acessório aprimora o preparo do solo, eliminando torrões e ondulações do terreno onde serão depositados os toletes para plantio. Em consequência disto, cria um ambiente propicio para a brotação da gema, reduzindo o número de falhas e a quantidade de mudas utilizadas no plantio.

O uso do sulcador com dispositivo destorroador proporciona também um melhor perfilhamento da cana-de-açúcar, o que possibilita maior arranque no desenvolvimento inicial da planta. “Com isto, há diversos benefícios: a cana absorve mais o adubo aplicado, sombreia mais a entrelinha, evita a proliferação de ervas daninhas e torna-se resistente ao ataque de fungos, de podridões, de doenças de solo” – resume Auro Pardinho.

O novo implemento, além de assegurar um preparo de solo de qualidade, reduz o número de operações nesta etapa do processo de produção de cana. Em muitos casos, poderá haver a eliminação das grades pesada e intermediária, havendo necessidade apenas da eliminação da soqueira antes da entrada em operação da plantadora automatizada.
A simplificação do preparo do solo a partir da diminuição do número de gradagens vai reduzir o custo dessa operação – ressalta.

Adubo e calcário - Seguindo essa mesma trilha de otimização e barateamento das operações agrícolas, a DMB vai disponibilizar para o mercado o “Distribuidor de Adubo e Calcário” para cana soca, que também será lançado na Agrishow 2018. “O uso do calcário não tem se restringido ao período de preparo do solo, quando ocorre a reforma do canavial. É importante também para a cana soca devido o fornecimento de cálcio e magnésio”, comenta Auro Pardinho.

O novo equipamento foi desenvolvido para possibilitar o melhor aproveitamento possível dos dois produtos, que são aplicados em três linhas. “O fertilizante está em segundo lugar, juntamente com o herbicida, entre os itens do processo de produção de cana que tiveram maior alta nos últimos dez anos. Se for aplicado de qualquer jeito, haverá perda de dinheiro. O insumo bem aplicado é uma maneira de elevar a produtividade e reduzir custo”, enfatiza.

Um dos diferenciais desse equipamento é contar com um dispositivo que distribui o calcário com total fluidez – revela o gerente de marketing da DMB. “A aplicação do calcário geralmente é muito complicada. Costuma aderir às paredes dos depósitos dos equipamentos, formando túneis que dificultam a saída do produto.
A área de Engenharia da empresa realizou um árduo trabalho até viabilizar o desenvolvimento de um sistema que possibilita a aplicação do calcário na lavoura de maneira eficiente e constante, sem falhas”, diz.
Com caixas separadas para os dois produtos, o distribuidor oferece a opção de enterrar o adubo ou de aplicá-lo em superfície. No caso do calcário, a distribuição é feita em superfície, por cima da palha.

Além do sulcador com dispositivo destorroador e do distribuidor de adubo e calcário, a DMB vai expor na Agrishow 2018 os seus principais equipamentos e implementos, como plantadoras, adubadores para cana crua com aplicação em profundidade e superficial, cultivadores para cana crua e queimada, carretas para distribuição de torta de filtro, aplicadores de inseticidas em soqueiras, entre outros produtos.

Com ampla linha de implementos e equipamentos para o setor canavieiro, a DMB é um dos mais tradicionais expositores da Agrishow. Entre as 24 edições já realizadas, a empresa só não esteve na primeira. “A Agrishow é uma excelente vitrine. A participação neste evento é obrigatória”, afirma.

Sobre a DMB
Localizada em Sertãozinho, SP, a DMB Máquinas e Implementos Agrícolas possui modernas instalações, que ocupam quase 10.000 m² em uma área de aproximadamente 50.000 m². Com quase 54 anos de existência, a empresa – fundada em 5 de agosto e 1964 – fabrica uma extensa linha de implementos que são utilizados em todas as fases de desenvolvimento da cultura da cana-de-açúcar. Os equipamentos da DMB estão presentes em todas as regiões canavieiras do Brasil e também em outros países produtores de cana da América do Sul, América Central, Caribe e África.