LDC inaugura terminal intermodal de açúcar em Pederneiras (SP)
22-08-2025

Ativo possui capacidade estática para 90 mil toneladas, podendo movimentar, 150 mil toneladas do adoçante por mês

A Louis Dreyfus Company (LDC) inaugurou, nesta quinta-feira (21), seu novo terminal intermodal de açúcar em Pederneiras (SP).

Segundo a companhia, o local contribuirá com a estratratégia de fortalecer ainda mais sua capacidade de comercialização e potencializar as sinergias logísticas com outras operações, como as de grãos e oleaginosas.

Agora, as usinas localizadas no Centro-Sul do país poderão escoar a produção de açúcar ao Porto de Santos via modal ferroviário, até então transportada quase exclusivamente via modal rodoviário.

A instalação ocupa uma área de aproximadamente 120 mil m², sendo 14 mil m² de área construída. O ativo conta com um armazém graneleiro com capacidade estática para 90 mil toneladas, podendo movimentar, no mínimo, 150 mil toneladas por mês.

A estrutura possui um moderno sistema de recebimento e expedição, incluindo coleta automática de amostras, balanças automatizadas e transportadores, habilitada para receber até 6 mil toneladas de açúcar por dia, em dois turnos de operação, e expedir até 8,5 mil toneladas diárias por ferrovia, totalizando uma capacidade anual de 1 milhão de toneladas.

O terminal de Pederneiras será o segundo ativo logístico da Plataforma de Açúcar da LDC e irá operar em sinergia com o Terminal Exportador de Açúcar do Guarujá (TEAG), onde a empresa atua por meio de uma joint venture.

Os investimentos recentes no TEAG foram direcionados para ampliar a participação do modal ferroviário no recebimento de produtos, fortalecendo ainda mais a eficiência e a integração das operações logísticas da LDC.

Fonte: DATAGRO