Luciane de Moraes vai conduzir test-drive no VIII Encontro Cana Substantivo Feminino
20-03-2019

Operadora na Agro Cana Caiana vai apresentar, durante o evento, caminhão de transbordo com direção autônoma

A persistência é uma das marcas da carreira profissional de Luciane de Moraes, Operadora de Transbordo da Agro Cana Caiana, de Lençóis Paulista, SP, que será debatedora no painel “As mulheres dominam as máquinas” durante o VIII Encontro Cana Substantivo Feminino. Ela também vai conduzir o test-drive com caminhão transbordo com direção autônoma, uma das atrações do evento, que acontecerá nesta quinta-feira, 21 de março, no Centro de Cana do Instituto Agronômico (IAC), em Ribeirão Preto, SP.

 Apesar das dificuldades e desafios, Luciane nunca desistiu de trabalhar no setor sucroenergético. Com a redução da oferta de mão de obra, ela chegou a interromper, no entanto, a sua trajetória nessa atividade. Em sua busca por alternativas para a obtenção de renda, Luciane trabalhou, entre 2015 e 2018, como empregada doméstica, mototaxista e no setor de transporte de carnes, que exigia inclusive a realização de viagens.

No seu retorno ao setor em 2018, ela teve a oportunidade de operar um caminhão transbordo dotado de direção autônoma, com tecnologia desenvolvida pela Grunner e instalada no modelo Axor 3131, da Mercedes-Benz. “É gratificante trabalhar com esse caminhão, que possui tecnologia avançada”, afirma Luciane de Moraes, que fez um curso básico antes de trabalhar com o Axor 3131.  

A direção autônoma é controlada por um sistema que inclui piloto automático, GPS e georreferenciamento, sendo utilizada exclusivamente nos trechos mapeados, como áreas de colheita de cana e estradas. O acompanhamento de todo o trajeto é feito pelo operador e, no caso de perda de sinal, a condução do caminhão transbordo passa a ser manual. O operador assume também a direção do veículo para fazer as manobras e estacionar o caminhão junto ao bitrem para que a cana seja basculada.

Esse veículo fora de estrada já opera 24 horas por dia na colheita da cana-de-açúcar da Agro Cana Caiana. No total, já foram mais de seis mil horas trabalhadas, que apresentaram excelentes resultados em quase duas safras e meia. “Facilita muito o nosso trabalho”, diz Luciane de Moraes.

A trajetória dela no setor sucroenergético começou em 2011, como operadora de trator no preparo do solo em uma unidade produtora de cana, que fornece matéria-prima para usinas. Preocupada com o seu crescimento e formação profissional, ela fez, naquela época, um treinamento para operação de colhedora. Mas, não teve oportunidade de trabalhar nessa atividade.

Em seu segundo emprego no setor – também em um fornecedor de cana –, entre 2013 e 2015, Luciane já teve a sua primeira experiência como condutora de caminhão transbordo. Continuou a trabalhar nessa atividade quando iniciou a sua trajetória na Agro Cana Caiana. Após alguns meses no novo emprego, ela passou a operar o veículo de direção autônoma.

Segundo ela, existem ainda preconceito e discriminação em relação ao trabalho da mulher no setor por parte de uma minoria. “Atualmente, está havendo um aumento do reconhecimento e respeitodos colegas de trabalho. Somos capazes. Temos condições de realizar diferentes funções, menos as que exigem emprego de maior força física”, afirma.

Antes de atuar no setor sucroenergético, ela teve experiências como frentista, empregada doméstica, faxineira, entre outras funções. Mas, almejava atuar no setor sucroenergético. “Achava bonito trabalhar com cana-de-açúcar”, diz. Aliás, essa atividade chegou a fazer parte, de maneira indireta, do seu dia a dia por muitos anos: o pai dela já trabalhou com o transporte de cana e a mãe, com o corte manual.

“Não imaginava estar presente em um evento de grande sucesso”, diz ela, sobre a sua participação no VIII Encontro Cana Substantivo Feminino. Luciane tem planos para crescer profissionalmente e ampliar as suas experiências no setor sucroenergético. Uma das metas é trabalhar com a operação de bitrem – revelaela, que está sempre disposta a enfrentar e superar novos desafios.

 

Serviço

VIII Encontro Cana Substantivo Feminino

Data: 21 de março de 2019

Local: Centro de Cana do IAC – Ribeirão Preto/SP

Contato: (16) 3627-4502 | (16) 3446-6877

Mais informações: https://www.facebook.com/cana.substantivo.feminino

 

Fonte: Cana Substantivo Feminino