Luiz Paulo Sant’Anna, diretor geral da Cevasa, será debatedor no IX Encontro Cana Substantivo Feminino
06-03-2020

Luiz Paulo e profissionais da Cevasa. A empresa adota ações para aumentar a contratação de mais mulheres
Luiz Paulo e profissionais da Cevasa. A empresa adota ações para aumentar a contratação de mais mulheres

A Cevasa conta apenas com 4,8% do quadro de colaboradores. Objetivo é dobrar esse percentual nos próximos anos.

Leonardo Ruiz

O ano de 2019 foi histórico para a Cevasa – Central Energética Vale do Sapucaí LTDA. A safra 2019/20 foi marcada por sucessivas quebras de recordes de moagem e produção. Ao todo, foram 2.450 milhões de toneladas de cana-de-açúcar processadas. Segundo o diretor geral da empresa, Luiz Paulo Sant’Anna, esse ciclo de crescimento é fruto de um time unido que trabalha incansavelmente buscando superar limites.

Diariamente, mais de 900 colaboradores trabalham nas mais diversas áreas buscando alçar a empresa a níveis operacionais cada vez mais maiores. Deste montante, 4,8% são mulheres. Ainda tímido, esse percentual tende a crescer já nas próximas safras, o que reforça uma das missões da companhia: respeito às pessoas através da criação de um ambiente livre de discriminação e favorável à diversidade e à meritocracia.

O Diretor Geral da Cevasa ressalta que um compromisso formal estabelecendo metas de contratação de mulheres em todas as áreas da usina foi incluído no plano de negócios 2020/21. No entanto, algumas ações visando ampliar a presença feminina na companhia já estão em andamento, como a obrigatoriedade de, ao menos, 50% de candidatas mulheres em todos os processos de seleção.

“Além disso, criamos o programa ‘Energia Feminina’, que visa ofertar oportunidades em diversas áreas e posições para que todas as mulheres possam desenvolver suas competências e carreiras profissionais e possam fazer a diferença em nossos times”, conta Sant’Anna. “Inicialmente, focamos os esforços na área agrícola, em função da chegada da nova safra. Futuramente, o programa deverá ser estendido para as demais, como a automotiva e industrial. Acredito que através desse projeto consigamos dobrar o número de colaboradores na unidade.”

Mas o desafio, de acordo com Luiz Paulo Sant’Anna, não se resume apenas a contratação, mas também a retenção dessas mulheres. Por conta disso, a Cevasa possui diversos atrativos para a força de trabalho feminina, como: auxílio mãe; vale-mulher; convênio com escolas desde o maternal até o ensino médio; sala de descanso feminina com agendas especificas para as mulheres durante todo o ano; abordagem do tema “assédio” ao menos uma vez ao mês durantes o Diálogos Diários de Segurança (DDS); espaço específico para a retirada e armazenamento de leite materno para as mães que estão em período de amamentação; mapeamento de mulheres em condições de assumirem posições de liderança e encontro anual de mulheres.

Luiz Paulo Sant’Anna será debatedor no IX Encontro Cana Substantivo Feminino, participará do painel: Mais mulheres nas empresas do agro.

IX ENCONTRO CANA SUBSTANTIVO FEMININO

19 de março de 2020 no Centro de Cana do IAC, Rodovia Antonio Duarte Nogueira km 321, s/n, Ribeirão Preto, SP

INSCRIÇÕES ESGOTADAS

INFORMAÇÕES PELO SITE: http://www.canaonline.com.br/conteudos/cana-substantivo-feminino.html