Maior infestação de pragas e doenças nos canaviais é tema preocupante
14-09-2018

A cana-de-açúcar pode sofrer com incidência de algumas pragas que afetam a produção agrícola e a qualidade da matéria-prima a ser industrializada, ou seja, prejudicam a fabricação de açúcar e etanol. Mas existem maneiras para controlar essas pragas e esse foi o tema da 2ª aula/palestra agronômica promovida nesta semana pela UniUDOP em Araçatuba.

"O trabalho em cima de cada uma (das pragas) é o manejo bem específico", afirma o palestrante José Francisco Garcia, doutor em Entomologia com ênfase no Manejo Integrado de Pragas da Cana-de-açúcar pela Esalq/USP. Garcia ainda destaca que esse manejo é realizado com produtos químicos e biológicos.

Dentre as pragas que acometem os canaviais, algumas se destacam por sua alta incidência. "Hoje o pessoal está mais focado e preocupado com uma doença chamada Antracnose, que é a podridão vermelha", destaca o palestrante Enrico de Beni Arrigoni, doutor em Entomologia pela Esalq/USP.

No encontro foram apresentados alguns estudos de caso sobre o controle de doenças fúngicas na Diana Bioenergia e o controle biológico desenvolvido pela Usina Santo Antônio.

Confira a reportagem completa clicando aqui.

Rafaela Giomo