Mais açúcar por tonelada
28-03-2014

Altos índices de ATR. Esse é o grande objetivo do produtor de cana-de-açúcar que almeja obter bons resultados com seu canavial. Para atingir esse objetivo, cada vez mais os produtores têm utilizado o maturador no manejo do canavial.

“É um produto utilizado para aumentar e antecipar a maturação da cana”, explica Ivan Jarussi, gerente de Marketing de Cana da Dupont. A ação destes produtos acelera o processo de maturação, aumentando a concentração e o armazenamento de açúcar na planta.

Segundo José Renato Gambassi, Gerente de Mercado para Cana-de-açúcar Brasil da Arysta Lifescience, o maturador é uma importante ferramenta no processo de produção da cana-de-açúcar, uma vez que permite que, no início da safra, a usina ou o fornecedor de cana possa obter melhores índices de ATR (Açúcar Total Retornável), melhorando a rentabilidade da atividade.

Além do início da safra, outro período é bem propício para a aplicação do maturador é o final da safra, que ocorre em meses de início das chuvas, o que provoca queda acentuada do ATR, muitas vezes. “Nesse caso, o maturador no final de safra é usado como ferramenta inversa ao momento de início da safra.” Além disso, há regiões em que é bem comum chover no meio do ano, como Piracicaba, Vale do Paranapanema, e no Estado do Paraná. Por isso, nessas regiões é comum haver aplicação de maturadores nos canaviais no meio da safra e final de safra.

Para Ivandro Mateufel, agrônomo de Desenvolvimento de Mercado Cana da Bayer CropScience para a região de Goiás, Mato Grosso e Nordeste, trabalhos realizados mostram ganhos de 10 kg a 15 kg de açúcar por tonelada de cana. “Porém, vale lembrar que o maturador pode interferir (para mais ou para menos) na produtividade da cana.”

Confira a matéria completa na edição de fevereiro da CanaOnline. Baixe agora o APP da Revista.