Compartilhe:

Manejo agrícola eficiente e as chuvas fazem com que o plantio de cana na Usina Atena seja um sucesso

A seca, as geadas e os incêndios fizeram de 2021 um ano de desafio para o setor sucroenergético da região Centro-Sul. Esses fenômenos não só reduziram o volume de cana da atual safra, como provocaram mortes de soqueiras, atrasaram o crescimento da cana a ser colhida no próximo ciclo, reduziram a oferta de mudas de cana e praticamente impossibilitou o plantio de cana de inverno.

Na Usina Atena, localizada em Martinópolis, SP, o cenário não foi diferente. Os 25 mil hectares cultivados com cana sofreram com a seca e ainda mais com as geadas, exigindo superação de Inês Janegitz, gerente agrícola e sua equipe.

Os profissionais da Atenas sabem que tudo começa pelo plantio, por isso, implementam diretrizes agronômicas que privilegiam práticas como manejo varietal, sistematização de áreas, excelência no preparo de solo, planejamento de plantio, capacitação de pessoas, logística e adesão à tecnologias de ponta.

O plantio é realizado parte manual, parte mecanizado. A rotação de culturas é muito valorizada na Atenas, que pratica a Meiosi e a Cantosi, privilegiando à muda sadia. A nutrição balanceada é uma ação muito necessária, afinal dos 25 mil hectares com cana da Atenas, 15% são solos no ambiente C, 50% estão no ambiente D e 35% em ambiente E.

Confira no vídeo o resultado de toda a dedicação aliada às boas chuvas desta primavera.