Manutenção automotiva como estratégia para redução de custos
05-07-2016

Com a era da mecanização, as usinas tiveram que se preparar para uma nova realidade. Isso porque com a vinda das máquinas, o planejamento e os investimentos ganharam um novo olhar. Não só a operação ganhou uma visão estratégica, mas a manutenção também, sendo um gancho para reduzir custos e melhorar a produtividade.

A 2ª aula/palestra Agrícola da UniUDOP de 2016 reuniu em seu tema "A evolução da mecanização da colheita da cana-de-açúcar. Qual o impacto dos custos de manutenção das máquinas no resultado da empresa?", os cuidados necessários que essa operação exige para que não se torne negativa e traga bons resultados para as empresas.

Durante o curso, o consultor Dário Wilian Sodré, da D2G Consultoria Empresarial apresentou conceitos técnicos necessários que esse processo exige, além de uma nova visão da manutenção automotiva no setor.

Dentro do segmento sucroenergético, muitas usinas apresentam números diferentes entre si, que podem ter ganhos de até R$ 3,00 por tonelada de cana só com os custos de manutenção", explica Dário de acordo com análises desenvolvidas pela consultoria.

Uma das alternativas também, vista na aula/palestra, é reforçar a ação dos trabalhadores na conservação dos equipamentos. O case de sucesso "Operador Mantenedor", realizado pela EBA Consultoria foi apresentado para mostrar que é possível melhorar os resultados investindo em quem opera diariamente as máquinas. Segundo a consultoria, até 30% da manutenção pode ser feita pelo operador.

A EBA também tem um trabalho em parceria com o Qualifica, da UniUDOP, que visa promover uma melhor qualificação dos colaboradores, nas áreas agrícola, industrial e sobre NRs, que envolvem a cadeia bioenergética.

Para assistir a reportagem completa da TV UDOP, clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=gdwpzm-XSPE 

 A galeria do evento também está disponível no Flickr da UDOP. Para acessar a galeria, clique aqui: https://www.flickr.com/photos/udop/sets/72157669746080662

 

 

Camila Lemos