Manutenção pode gerar economia de até 80% ao substituir a compra de equipamentos novos
07-07-2016

Vários equipamentos desgastados e danificados podem ser completamente recuperados, mas não para sempre

Especialistas apontam que na indústria sucroenergética é possível conquistar uma economia de até 80% ao substituir a compra de equipamentos novos pela manutenção, seja ela preventiva ou corretiva.

Vários equipamentos desgastados e danificados podem ser completamente recuperados. Desta maneira, eles ganham uma nova vida útil, que costuma durar por até duas novas safras, quando então serão reavaliados para um novo reparo ou troca definitiva.

As bombas, roscas transportadoras e outros equipamentos que sofrem com desgaste abrasivo do bagaço da cana, pedras e arraste de sólidos envolvidos no processo, por exemplo, podem receber a aplicação de um revestimento industrial que irá aumentar, significativamente, sua resistência à abrasão. Já as bombas, tanques, peneiras, roscas transportadoras, espalhadores e válvulas podem ter sua vida útil prolongada, pois o revestimento irá proporcionar uma excelente resistência ao ataque corrosivo da cana, inclusive de seus vapores.

Outro tipo de produto bastante utilizado nas usinas canavieiras é o fundo convertedor, que converte a ferrugem das estruturas metálicas em um fundo pintável que dispensa a aplicação de outros fundos e deixa a superfície pronta para receber a demão de tinta de acabamento.

Já as resinas podem recuperar outros equipamentos desgastados e corroídos. Fáceis de aplicar e altamente resistentes após a cura, os produtos preenchem trincas e furos, devolvem os formatos originais das peças e formam uma nova camada protetora de alto valor agregado.

Veja mais informações na revista digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.