MBF Adverte: colher cana no período chuvoso pode fazer mal à saúde financeira da empresa
18-12-2015

Nem sempre os bons preços dos produtos da cana compensam os prejuízos causados por realizar colheita com clima adverso

Andréia Moreno, MBF Agribusiness

A Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) informou por meio do seu diretor técnico, Antonio de Padua Rodrigues, durante o evento World BioMarkets Brasil, em dezembro, que entre 20 a 30 usinas de cana-de-açúcar da região Centro-Sul do país irão estender a moagem da safra 2015/2016 até março do próximo ano. As unidades que pretendem alongar a moagem têm cana sobrando no campo e são impulsionadas pelos atraentes preços do mercado, e devido a crise financeira, qualquer receita a mais é bem-vinda.
Porém, os consultores da MBF Agribusiness, Marcos Kashiwa, técnico florestal, também graduado em agronegócio e Miriam de Paula, engenheira agrônoma, zootecnista e pós-graduada no agronegócio advertem que moer no período chuvoso, na maioria das vezes, é inviável por diversos fatores. “É prejudicial pois a eficiência das máquinas agrícolas e industriais é prejudicada com as constantes paralisações. Na indústria, o processo produtivo é prejudicado devido ao alto teor de impurezas aderida na cana. Outro aspecto a ser considerado é a ociosidade da mão de obra, além dos custos industriais para retomada da produção durante esses períodos de paralização”, apontam.
Um estudo realizado pela MBF mostra que uma frente de colheita pode envolver mais de 65 pessoas e o custo diário estimado ultrapassa R$ 6,5 mil, somente com mão de obra. Para o estudo utilizou-se uma frente composta por quatro colhedoras e 14 operadores, sendo dois folguistas, oito tratores e transbordos com 29 operadores, dos quais, cinco são folguistas.

Veja matéria completa na editoria Economia na próxima edição da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, basta baixar GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.