Meiosi Cana-MPB com Crotalária oferece excelente resultadovoltar

Publicado em : 04/10/2016
Meiosi Cana-MPB com Crotalária oferece excelente resultado
Meiosi cana e Crotalária-juncea

No caso, o adubo verde mais recomendado é aCrotalária-juncea

A cana-muda proveniente de mudas pré-brotadas (MPB) apresenta alta sanidade, mais vigor, maior perfilhamento e maior taxa de multiplicação. Mas se elas forem tombadas em áreas que receberam adubação verde, o desempenho será melhor ainda. Por isso, já há várias iniciativas no setor de prática de Meiosi, intercalando a MPB com culturas que alimentam o solo.

A adubação verde também pode ser utilizada com sucesso na Meiosi com com MPB, prática que vem se intensificando nos últimos três anos. No caso, o adubo verde mais recomendado é aCrotalária-juncea.

No uso da Crotalária com Meiosi com MPB em áreas para formação de viveiros, deve-se primeiro plantar as linhas com as mudas de cana, entre as linhas de cana, deixa-se um espaço de 17 metros, onde será semeada a Crotalária em solo já tratado com gesso, calagem e outros corretivos se necessário. Seu plantio não deve ser muito próximo as linhas de cana, para não sufocar as mudas, já que a Crotalária-juncea alcança em torno de 3 metros de altura. O plantio da Crotalária acontece a partir de setembro, mas, principalmente entre outubro e novembro. Nesse tempo, a cana já deverá estar com uns quatro meses.

Para aproveitar melhor o potencial de produção de massa, o mais recomendado é realizar o manejo da Crotalária não menos que 90 dias após a semeadura, incorporando-a ao solo, sulcando e entrando com o plantio dos toletes provenientes da cana originada pelas mudas pré-brotadas. Cana sadia terá seu desempenho turbinado ao ser tombada em um solo revigorado pela adubação verde.

Veja mais informações na revista digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •