Menos nematóides e mais produtividade na Usina Cerradão
12-05-2016

Estudo realizado na Usina Cerradão mostra que o fungicida Comet® incrementa entre 20% a 30% a quantidade de raízes da cana-de-açúcar

Foto:Equipe de profissionais da Usina Cerradão que participou de estudo vencedor do TOP Ciência


Michel Fernandes, gerente de Produção Agrícola da Usina Cerradão, com sede no município de Frutal, MG, é professor universitário, consultor, e estudioso no tema “como produzir cana-de-açúcar com alta produtividade”. Por isso, está sempre atento às novas tecnologias e práticas que contribuem para o desenvolvimento sustentável do agronegócio. Entre elas está o uso do fungicida Comet®, que, segundo Fernandes, além de controlar doenças, possui efeito AgCelence®, que contribui para maior enraizamento, maior velocidade de brotação, stand mais uniforme e, consequentemente maior produtividade.

“Na safra anterior, nossa média de produtividade foi de 73,6 toneladas de cana por hectare, a meta para este ano é alcançar a 79 toneladas por hectare. Pode parecer baixo, mas estamos em uma região de cerrado, onde é muito mais difícil cultivar cana-de-açúcar. Para melhorar os índices, não podemos abrir mão de soluções integradas, como o Comet®”, diz Fernandes.

As condições edafoclimáticas da região onde se encontra a Usina Cerradão são favoráveis para a maior ocorrência de nematoides. Fernandes percebeu que áreas infestadas por nematoides e que haviam recebido o fungicida Comet® estavam mais vigorosas. Essa observação o estimulou a realizar um estudo de campo envolvendo uma área tratada com o inseticida e nematicida Carbofuram e outras duas tratadas com o fungicida Comet® nas dosagens 0,5 e 0,8 litros/hectare, para detectar se a ação da piraclostrobina, molécula presente no produto, promovia algum efeito no controle de nematoides.

Fernandes verificou no seu estudo que a população de nematoides é praticamente a mesma, porém o produto incrementa entre 20% a 30% a quantidade de raízes da cana-de-açúcar. Assim, o número de nematoides por grama de raiz é menor, causando menos danos às plantas, e resultando no aumento de produtividade entre 5 e 7 toneladas de cana por hectare.

Neste ano, a área de plantio da Usina Cerradão foi de 5.300 hectares, o fungicida Comet® foi aplicado em 100% da área. Fernandes salienta que áreas com alta incidência de nematoides, principalmente oPratylenchuszeae, que é mais nocivo para cana, também recebem produtos nematicida, mas em áreas com polução menor, utiliza-se apenas o fungicida Comet®, isso foi o que ocorreu em 800 hectares dos 5.300 hectares da atual área de renovação.

O estudo realizado por Fernandes e sua equipe está entre os vencedores do Concurso Prêmio Top Ciência (2015), organizado pela BASF. Os representantes dos 26 estudos ganhadores do prêmio participaram de uma viagem técnico-científica para a Espanha proporcionada pela BASF.

Veja matéria completa na editoria Fitotécnico, edição 32 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.