Mesmo com menor custo-benefício, Cantosi pode ser alternativa viável em determinadas situações
09-05-2018

Para o pesquisador Mauro Xavier, a Cantosi nunca estará tão perto quanto a do sistema de Meiosi

A Cantosi é o modelo que mais se aproxima de um viveiro tradicional. Na área que será reformada, deixa-se um “canto” desse talhão para formar o viveiro com MPBs, daí o nome Cantosi. O pesquisador do Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Mauro Alexandre Xavier, explica que a principal diferença com a Meiosi é que a área de reforma que receberá a desdobra pode ou não estar próxima da Cantosi. “O problema é que ela nunca estará tão perto quanto a do sistema de Meiosi, cujo viveiro se encontra exatamente ao lado das linhas que serão plantadas. Basta colher manual e deitar a cana nas linhas vizinhas.”

É nesse ponto, portanto, que reside a principal desvantagem do sistema: o custo com o transporte para a área de reforma. “Por conta disso, a Meiosi acaba sendo mais viável, pois não haverá custo de logística envolvido no processo.”

“Na Cantosi é possível mecanizar todo o processo, do plantio e colheita das mudas até a desdobra na área de reforma. Porém, fazendo isso, o produtor deve estar ciente de que haverá diminuição das taxas de multiplicação”, alerta Xavier.

Mas não é apenas a mecanização que pode ocasionar essa quebra. Por necessitar de transporte para outras áreas, as gemas das canas colhidas na Cantosi podem acabar sendo danificadas durante o trajeto. Esse fato é ainda mais comum em determinadas variedades, como a RB855156, que possui uma gema saliente; a SP813250, por possuir uma gema bastante grande; e a CTC 9001, que despalha muito.

Veja matéria completa na Tecnologia Agrícola na edição 53 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.