Métodos de controle do banco de sementes de plantas daninhas
24-01-2017

Em áreas com elevada densidade de plantas daninhas e/ou espécies de difícil controle, o produtor deve optar pelo PPI (Pré-plantio incorporado)

Os métodos de controle do banco de sementes de plantas daninhas dependerão da diversidade e intensidade da flora daninha infestante. Em áreas com padrão de infestação mais ameno, as aplicações após o plantio (pré ou pós-emergência) são suficientes.

Já para as áreas com elevada densidade de plantas daninhas e/ou espécies de difícil controle, o produtor deve optar pelo PPI (Pré-plantio incorporado), de três a seis dias antes do plantio. “Esse sistema é de vital importância para baixar o banco de sementes presente naquela área, pois, caso contrário, a cana irá nascer enfrentando intensos problemas de competição com as ervas infestantes, que estarão com níveis populacionais altíssimos”, afirma o gerente de marketing de culturas da Adama, Breno Siqueira.

E, para o uso em PPI, Siqueira recomenda o Premerlin, graminicida por excelência, com ampla eficiência no controle de Capim-braquiária, Capim-marmelada, Capim-colchão e Capim-pé-de-galinha. “Esse produto vem se mostrando altamente eficaz nesse tipo de aplicação, baixando o banco de sementes e auxiliando no resultado da aplicação do tratamento padrão de plantio.”

Com relação ao posicionamento, o gerente de marketing explica que, após o preparo do solo, o produtor deve realizar uma aplicação em pulverização do Premerlin em 100% da área. Em seguida, esse herbicida será incorporado ao solo. “Após sete dias, é liberada o sulcamento e, consequentemente, toda a operação de plantio restante.”

De acordo com Siqueira, existem aquelas usinas que optam pela operação de quebra-lombo, que nivelará o sulco de plantio com o solo. Caso essa operação seja feita, ele afirma que uma nova aplicação terá que ser realizada, pois o solo será revolvido e o herbicida aplicado anteriormente perderá sua efetividade. “Caso ocorram todas essas operações, o canavial terá plena capacidade de fechar no limpo.”

Veja matéria completa na editoria Fitotécnico da edição 39 da revista digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.