Missão técnica forma grupo no Brasil para conhecer a produção de cana na Austrália; inscrições abertas
08-07-2016

A Austrália, com território formado por diversas áreas impróprias para o cultivo de qualquer cultura, concentra toda sua produção de cana-de-açúcar na costa leste do país (litoral), e não possui novas áreas aptas para a expansão da produção. A existência de extremos pluviométricos durante o ano também prejudica a produção agrícola (toda chuva concentrada nos meses de verão e estação seca durante o restante do ano), tornando fundamental a utilização de sistemas de irrigação e drenagem dos canaviais.

Os produtores canavieiros do país obtêm maior produtividade, assim como maiores preços e taxas de utilização de fertilizantes e defensivos. Os insumos utilizados no manejo da produção são análogos aos utilizados nos canaviais brasileiros, diferindo apenas quanto aos momentos e taxas de aplicação em consequência da diferença entre os tipos de solo e comportamento da água no sistema agrícola.

Na Austrália as operações mecanizadas envolvem o uso de tratores e implementos maiores e mais eficientes que os tipicamente utilizados no Brasil. Além disso, as práticas no transporte de cana-de-açúcar também são bastante diferentes nos dois países. No modelo australiano, em geral, a usina é responsável por todos os gastos de transporte da matéria-prima do campo à indústria. É comum o uso do transporte ferroviário até a unidade processadora. O transporte por caminhão, no estado de Queensland, é pouco intensivo e atua no apoio ao transporte ferroviário.

São várias as peculiaridades da produção canavieira na Austrália, que utiliza muita tecnologia. Por isso, é uma ótima pedida para profissionais de usinas e produtores de cana do Brasil conhecerem de perto as práticas adotadas pelo setor sucroenergético da Oceania.

É exatamente com este objetivo que uma Missão Técnica, chamada de Cana Experience, está sendo organizada no Brasil com destino à Austrália. A viagem ocorre de 09 a 19 de setembro. Para quem não tem passaporte a inscrição se encerra em 8 de julho; para quem tem, o prazo se estende até final de agosto.

Organizada pela CAEP, a Missão tem o objetivo de visitar fazendas produtivas, conhecer sistemas de irrigação, plantio e colheita mecanizados, logística e recebimento da matéria-prima.

ROTEIRO NA AUSTRÁLIA

Um dos organizadores da Missão Técnica é o engenheiro agrônomo Jose Renato Donadon, de Ribeirão Preto, SP, que tem vasta experiência internacional no setor de cana-de-açúcar. Segundo ele, os participantes da Missão terão oportunidade de visitar usinas, associações de fornecedores de cana, empresas e centros de melhoramento, e instalações portuárias de exportação, além de conversar com profissionais e empresários do setor canavieiro. Os participantes terão tempo para conhecer, passear e fazer compras nas cidades de Cairns e Sydney.
.
Por que participar da Missão?

- Uma viagem Agro Educacional
- Guias-Coordenadores durante toda da viagem
- Hotéis e transporte (ônibus) de qualidade
- Maioria das refeições inclusas
- Tradução e acompanhamento técnico
- Palestras e bate-papos de altíssimo nível
- Oportunidade de relacionamento de alto nível durante a viagem
- Geração de conhecimento e inspiração para novos negócios
- Tempo para Lazer nas cidades de Cairns e Sydney

PARA PARTICIPAR

• Para obter mais informações e participar da Missão Técnica “Cana Experience”, entre em contato lais@caep.com.br ou telefone para (11) 3147-3688 (falar com Lais).

• Para mais informações e inscrição, acesse o link: http://conteudo.caep.com.br/cana-experience-australia

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.