Mônica Santos, gerente de Comunicação da Siamig, no IX Encontro Cana Substantivo Feminino
26-02-2020

O Encontro acontece em 19 de março no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto, SP

A área de comunicação é um dos pontos fortes da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (SIAMIG), gerida pela jornalista Mônica Santos, que tem contribuído para melhoria da imagem do setor sucroenergético e promoção da bioenergia. “É uma área considerada importante e estratégica pela presidência e Associados, o que facilita o trabalho”, ressalta.

Várias ferramentas foram criadas quando Mônica Santos iniciou na entidade em 2003, como boletins eletrônicos, site, posteriormente a rede social, participação em eventos do agronegócio e meio ambiente, a fim de informar sobre os avanços ocorridos no setor em todas as áreas e os benefícios da produção do etanol e da bioeletricidade. Além do açúcar, principal energético do ser humano.

A imprensa foi e é uma área muito trabalhada, a fim de formar uma opinião pública mais condizente com a atual realidade do setor.  “Muitos mitos ainda perduram em relação à cana-de-açúcar, uma das atividades agrícolas mais antigas do país, por isso desenvolvemos um relacionamento muito grande com a Imprensa, com o objetivo de que entendessem o setor e pudessem informar melhor o leitor”, destaca.

Mas o setor tem um longo caminho ainda a percorrer na visão da jornalista, a fim de mostrar ainda mais os avanços tecnológicos e trabalhistas ocorridos. “Não podemos baixar a guarda e continuamente temos que explicar como o setor é extremamente benéfico para a sociedade. Ele trabalha com tecnologia limpa, recicla todos os resíduos gerados, produz um combustível limpo e renovável, contribui na diversificação da matriz energética brasileira com a redução da emissão dos gases do efeito estufa. Além de gerar em Minas Gerais quase 80 mil empregos diretos”, ressalta a jornalista.

Outra atribuição de Mônica Santos é auxiliar na criação e desenvolvimento de diversos projetos e ações da SIAMIG, como na adesão das empresas mineiras à Declaração dos Princípios do Empoderamento das Mulheres, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), durante a Conferência Internacional da  Datagro, em outubro/19, onde 18 empresas do setor aderiram, sendo nove com unidades em Minas Gerais : Coruripe (com quatro unidades no estado), Delta Sucroenergia (com três unidades), Agropéu, Bioenergética Aroreira, Jatiboca, Bioenergética Vale do Paracatu (Bevap), Adecoagro, Biosev e Bunge (com três unidades no estado).

Mônica Santos será uma das debatedoras no IX Encontro Cana Substantivo Feminino e  participará do painel: Mais mulheres nas empresas do agro.

IX ENCONTRO CANA SUBSTANTIVO FEMININO

19 de março de 2020 no Centro de Cana do IAC, Rodovia Antonio Duarte Nogueira km 321, s/n, Ribeirão Preto, SP

INFORMAÇÕES PELO SITE: http://www.canaonline.com.br/conteudos/cana-substantivo-feminino.html

Fonte: Cana Online – 26-02