Monitoramento e controle das pragas de solo nos canaviais
08-05-2015

Antes de escolher a técnica de combate as pragas de solo, o produtor deve realizar um monitoramento nas áreas de reforma, normalmente feito com a amostragem das soqueiras após o último corte e antes da reforma das áreas, para que o controle possa ser aplicado nos novos plantios.

Enrico de Beni Arrigoni, gerente de qualidade fitossanitária do CTC, explica que deve-se retirar, no mínimo, duas amostras/ha de 0,5 m X 0,5 m, na profundidade de 0,3 m, e examinar o sistema radicular completo, avaliando e anotando os danos causados pelas pragas e a presença das mesmas. “Com base nestes resultados, pode ser feita a previsão do que poderá ocorrer no próximo ciclo de plantio da cana e decidir a respeito das medidas de controle que podem ser adotadas”, afirma Arrigoni.

Segundo ele, o monitoramento das áreas antes da reforma é um método muito eficaz de prevenção, sendo que o conhecimento das infestações de cada praga nas áreas do produtor representa outra interessante forma de prevenir problemas. “Quando se adota o controle preventivo, o mesmo é realizado com aplicação de inseticidas em todas as áreas de plantio, o que simplifica a tomada de decisão, mas pode representar aumento de custos e desperdício de recursos”.

José Francisco Garcia, diretor da Global Cana afirma que o controle de pragas de solo não é uma tarefa fácil. "Além de ter que encontrar um inseticida eficiente, capaz de reduzir ao máximo a praga, devemos, ainda, nos preocupar com a tecnologia de aplicação, o que dificulta sobremaneira o controle da praga”, afirma.


O consultor recomenda, ainda, a utilização do Manejo Integrado de Pragas (MIP), que é o conjunto de medidas que visa manter os prejuízos das pragas abaixo do nível de dano econômico, possibilitando a diminuição do uso de defensivos agrícolas através da junção de várias modalidades para redução das pragas. “Ou seja, essa ferramenta utiliza todas as técnicas disponíveis para manter as pragas abaixo dos níveis em que causam danos econômicos.”
Veja matéria completa na revista CanaOnline de abril, editoria Insectshow. Visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones e baixe grátis as edições da CanaOnline no celular: www.canaonline.com.br