Muda Cana constrói novos conceitos e práticas para o produtor
26-09-2018

Programa de capacitação continua está criando também um modelo de gestão para as associações

Renato Anselmi

O Muda Cana vai transformar o dia a dia do produtor. Esse programa de capacitação contínua, que começou a ser concebido a partir do desenvolvimento do planejamento estratégico 2015-2025 da Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana), passou a ganhar forma com a participação de apoiadores e parceiros da entidade. Agora já está dando os primeiros passos visando a preparação do produtor para o futuro.

O programa está criando também um modelo de gestão das entidades representativas dos fornecedores de cana, vinculadas à Orplana, com a finalidade de dotá-las com uma infraestrutura adequada para o atendimento das novas demandas.

Existe hoje a necessidade do produtor se transformar para enfrentar os desafios em relação à gestão do negócio, matriz de risco, produtividade e sustentabilidade, que formam o alicerce do programa, explica Celso Albano de Carvalho, gestor executivo da Orplana. O objetivo é criar condições para a melhoria contínua das atividades do produtor, enfatiza Aline Silva, gestora dos projetos de cana-de-açúcar no Brasil da Solidaridad, que idealizou, juntamente com a Orplana, o Muda Cana. A Solidaridad é inclusive a responsável pelo maior aporte financeiro ao programa.

A iniciativa é de grande alcance. Todos os produtores interessados em aprender mais para dar conta das demandas exigidas pela atividade poderão participar do Muda Cana. É preciso apenas estar associado a uma das entidades filiadas à Orplana. O programa abrange cinco macrorregiões do Centro-Sul, englobando 522 municípios, 32 associações e 11 mil produtores, em mais de 160 usinas O acesso ao conteúdo do Muda Cana ocorrerá por meio de uma plataforma de Ensino a Distância (EAD).

“É um dos maiores programas voltados ao setor sucroenergético”, destaca Aline Silva. Segundo ela, o Muda Cana está se tornando um grande case para a Solidaridad Network, que atua nessa atividade, no Brasil, desde 2009, desenvolvendo projetos em parceria com a Unica (Renovação), Socicana (Top Cana), Raízen (Elo). O Muda Cana vai ajudar o produtor a “enxergar o futuro” – diz.

O programa será uma "faculdade" para o produtor – ressalta Cristiane Regina de Simone, gerente de projetos e sustentabilidade da Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba (Socicana). Profissionais renomados – detalha – abordarão temas, como: técnicas agrícolas, riscos na área comercial, precificação e a metodologia do Consecana. Segundo ela, o programa vai fornecer informações para o produtor realizar compras de maneira adequada, gerir suprimentos, melhorar os indicadores de produtividade, conhecer a legislação trabalhista, ambiental e tributária.

Haverá também o ensino presencial, que vai ocorrer por meio da extensão no campo a partir do acompanhamento de um técnico. O objetivo é criar condições para que o produtor supere as dificuldades e problemas relatados durante a participação no programa. O Muda Cana vai possibilitar que o produtor entenda os processos e perceba as suas fragilidades – comenta Celso Albano.

Veja matéria completa na editoria Produtor de Cana da edição 58 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.