Muda Cana inclui soluções voltadas ao aumento da produtividade
19-12-2017

Parceiros estratégicos de programa de capacitação da Orplana, como a Syngenta, abordarão temas relevantes para a cultura canavieira

Diversas soluções que estão otimizando o processo de produção de cana-de-açúcar, como tecnologias de mudas pré-brotadas, o sistema de Meiosi e o uso eficiente de agroquímicos, serão abordadas no Muda Cana, programa de capacitação de produtores, que é uma iniciativa da Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana).

Para aumentar a produtividade, que está estagnada, é preciso inclusive modificar a forma de produzir cana, afirma Leonardo Pereira, gerente de cultura cana-de-açúcar da Syngenta, que é uma das parceiras do programa da Orplana. “Não é fazendo o que sempre foi feito nos últimos 30 anos que se vai conseguir uma produtividade diferente da que existe hoje”, comenta.

A Syngenta participa do Muda Cana com o propósito de contribuir para o avanço do sistema de produção da cultura canavieira. “Quando o projeto foi apresentado, percebemos, de imediato, que tem muito a ver com o nosso dia a dia, com o que trabalhamos. Acreditamos que para aumentar a produtividade é fundamental que se tenha capacitação”, enfatiza.

Segundo ele, os pilares do Muda Cana têm total sinergia com a causa global da Syngenta, que se resume a duas frases: “Paixão por transformar vidas” e “Ser referência em produtividade”.

A obtenção de melhores resultados na atividade agrícola é uma maneira de criar oportunidades para mudanças. “Se o fornecedor de cana produzir mais e tiver melhor remuneração, proporciona melhor condição para a família e funcionários. E, dessa forma, transforma vidas”, diz. Outra maneira de melhorar a vida das pessoas ocorre por meio da capacitação, injetando conhecimento técnico – ressalta.

A participação da Syngenta no Muda Cana está sendo feita de duas formas. Uma delas é disponibilizar uma equipe técnica, com cinco profissionais, para este programa de capacitação. Cada um é responsável por uma área especifica: controle de pragas, de plantas daninhas, de doenças, maturação e mudas de cana.

“Como a Syngenta tem um pessoal dedicado e com alto conhecimento técnico, colocamos esses profissionais para serem ‘professores’ no Muda Cana. Além disso, estamos participando com uma contribuição em dinheiro, ajudando no suporte financeiro do programa”, informa.

O grande papel do Muda Cana é preparar produtores e técnicos das associações, vinculadas à Orplana, para esse novo modelo de produção – enfatiza Leonardo Pereira. Mudas pré-brotadas, defensivos agrícolas, nutrição, preparo do solo, sistematização estão entre os temas que vão ser abordados neste programa de capacitação técnica – destaca. “Essas áreas vão interagir em prol de um aumento do atual patamar produtivo. Mas, antes disso, existe a necessidade de mudança do modelo mental. É preciso saber que diversas coisas devem ser feitas de maneira diferente.”

As empresas, que participam do Muda Cana, estão pensando em como ajudar o produtor a analisar todos os fatores para que seja feita a melhor escolha – diz. “Em algumas situações, o produto da Syngenta é melhor; em outras, o da Syngenta não é o melhor e não deve ser recomendado. Com esse espírito, nós estamos nesse programa e, com certeza, todos os nossos concorrentes”, afirma.
Baseado na implantação do tripé “gestão eficaz do negócio, gestão de riscos e comercialização, produtividade e sustentabilidade”, o Muda Cana – lançado oficialmente na Fenasucro&Agrocana 2017 ¬¬– conta com a participação de parceiros estratégicos, que atuam em diferentes áreas, incluindo empresas de diversos segmentos, instituições de ensino e de pesquisa.

Um projeto piloto, iniciado no primeiro semestre, está sendo realizado no município de Valparaíso, SP. Produtores de 32 associações deverão participar desse programa de capacitação por meio digital, palestras e oficinas em seis anos, conforme prevê planejamento inicial da Orplana.

Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.