Na Bunge: controle da ferrugem e ganho de produtividade
10-12-2014

Na área de cana, a Bunge conta com oito unidades produtoras, sendo três no estado de São Paulo, três em Minas Gerais, uma em Mato Grosso do Sul e outra em Tocantins. Apresenta capacidade combinada de aproximadamente 21 milhões de toneladas de cana por ano, produzidas em 300 mil hectares. A cana própria responde por 70% da cana moída e o canavial apresenta bons números: longevidade média de cinco cortes e produtividade acima de 100 toneladas por hectare.

Segundo Carlos Daniel Berro Filho, responsável pela área de P&D da Bunge, a ferrugem alaranjada ganhou dimensão nos canaviais da empresa no início de 2014. “Como tínhamos conhecimento da eficiência do uso de fungicidas para controle da doença e ganhos de produtividade em soja e milho, acreditamos que o mesmo poderia acontecer com cana, então desenvolvemos 12 campos de estudos em áreas comerciais para chegar ao manejo ideal”, conta.
Foram testados todos os fungicidas do mercado, entre eles o Opera®. Carlos Daniel salienta que no controle da ferrugem o desempenho dos fungicidas foi bem similar, mas no quesito aumento de produtividade, o Opera® foi muito melhor, colocando quase 10 toneladas de cana a mais do que o segundo colocado.
“Nos 12 campos, o Opera® obteve resultado superior. Em Tocantins, em uma área sem ferrugem, com a variedade SP81-3250, tivemos um ganho de 20 toneladas de cana por hectare com o uso de Opera®, com outro fungicida o ganho foi entre cinco e seis toneladas”, relata. Em áreas de ferrugem, o profissional da Bunge conta que é visível o efeito de limpeza das folhas realizado pelo Opera®, eliminando o tom laranja e recuperando o vigor da planta. “Isso se repetiu em todos os campos. Na Santa Juliana, em Minas Gerais, tínhamos uma área com a 3250 em terceiro corte que a ferrugem estava judiando, entramos com o Opera®,ele controlou a ferrugem e propiciou ganho de 9 a 10 toneladas por hectare.”
O resultado positivo do Opera®, repetido continuamente nos 12 estudos, não deixou dúvidas para a Bunge de que se trata do melhor fungicida do mercado, principalmente por oferecer os benefícios AgCelence® que estimulam a produtividade.
Veja matéria completa na editoria Soluções Integradas na edição 16 da revista digital CanaOnline. Visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones e receba a revista no seu celular – www.canaonline.com.br