Na Ferrari Agroindustrial, manutenção preventiva de colhedoras de cana é feita no campo
05-01-2018

Atualmente, a Ferrari possui 30 colhedoras de cana, sendo 27 distribuídas igualmente entre as nove frentes de colheita

As equipes de colheita da Ferrari Agroindustrial, de Pirassununga, SP, trabalham em dois turnos de 10 horas. As quatro horas restantes do dia são reservadas para manutenções preventivas nas colhedoras. Neste intervalo, uma equipe de manutenção vai até a frente de colheita e executa os reparos básicos que poderiam parar a máquina, como uma troca de pá de hélice de extrator ou de facões ou extinção de algum vazamento. Agindo dessa forma, quando o operador chega para dar início a moagem, a máquina está revisada e pronta para trabalhar.

Atualmente, a Ferrari possui 30 colhedoras de cana, sendo 27 distribuídas igualmente entre as nove frentes de colheita. As três restantes ficam ociosas e prontas para entrar em operação caso surja alguma manutenção que levará mais de seis horas de atividade para ser concluída. O objetivo é o não comprometimento da operação ou a demanda de entrega de cana na indústria.

O gerente de manutenção automotiva da Ferrari Agroindustrial, Edmilson Gomes Leal, explica que, além das manutenções diárias, existe também outros dois tipos: a de 250 horas e a de 500 horas. A primeira também é realizada no campo, cujo objetivo principal é a coleta de óleos lubrificantes dos componentes para condução de análises que irão nortear futuras manutenções. Já a segunda - 500 horas - é feita na oficina. Lá, uma equipe dedicada de mecânicos confere, um a um, cerca de 90 itens da colhedora. Essa operação leva de 24 a 48 horas.

“Através desse programa de manutenção preventiva, conseguimos, além de realizar um reparo mais conservador na entressafra, garantir que o equipamento trabalhe com eficiência durante toda a safra. Este ano, iremos terminar o ciclo com uma disponibilidade mecânica de 88%.”

Veja matéria completa na editoria Mecanização, na edição 49 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.