Na Meiosi – como fazer a desdobra da linha-mãe de forma manual
13-09-2019

Desdobra da linha-mãe pode ser realizada de forma manual
Desdobra da linha-mãe pode ser realizada de forma manual

Na desdobra, as canas devem ser alocadas no sulco, cruzando pé com ponta

A Meiosi (Método Interrotacional Ocorrendo Simultaneamente) consiste no plantio de uma ou duas linhas de cana-de-açúcar (chamadas de linhas-mãe) numa área de reforma de canavial. Essas linhas são geralmente plantadas com MPBs. Porém, também é possível realizar o plantio com toletes. Entre as linhas-mães, deixa-se um espaço para que seja feito o plantio de alguma outra cultura

Após colhida a cultura intercalar, é hora de colher a linha-mãe e desdobrá-la nas áreas adjacentes. Embora algumas unidades utilizem um sistema de colheita mecanizado de canas inteiras, é possível realizar toda a operação de forma manual.

A engenheira agrônoma de desenvolvimento de mercado da BASF, Nathalie Yamashita, afirma que três pessoas na desdobra manual conseguem fazer 1 hectare por dia no turno de 8 horas. “Um colaborador faz o corte e deita a cana no solo. Um segundo irá alocá-la no sulco, cruzando pé com ponta. Enquanto isso, um terceiro faz um corte no meio do colmo, dividindo-o em dois.”

De acordo com ela, o desponte da cana deve ser feito no meio da folha “+4”. “A partir do momento em que enxergamos a bainha, contamos ‘1’, ‘2’ e ‘3’. Se fizermos o desponte nesse local, teremos uma média de 1,60m de colmo, com uma possibilidade maior de alcançar altas taxas de desdobra.”

 

Na desdobra, as canas devem ser alocadas no sulco, cruzando pé com ponta

Após a alocação das canas no sulco, o produtor deve realizar a cobertura das canas de forma consciente. “Não adianta pagar caro nas mudas, nos insumos e adubos e cobrir essa cana andando com o trator dentro do sulco. O correto é utilizar um equipamento apropriado, que preserve ao máximo o sulco e o solo da área.”

 

CONFIRA O ESPECIAL CANAONLINE PLANTIO DE CANA COM EXCELÊNCIA – ACESSE GRÁTIS –

http://www.canaonline.com.br/conteudo/edicao-61-portal-canaonline-julho-agosto-2019.html