Na Tecnocana, soja reforça o caixa e contribui para a obtenção da cana de três dígitos
10-02-2017

Beto Artioli feliz da vida com sua plantação de soja
Beto Artioli feliz da vida com sua plantação de soja

No final de 2016, a Tecnocana passou a plantar soja nas áreas de renovação de cana

A Agrícola Tecnocana, localizada em Macatuba, SP, pode ser considerada um campo de teste dirigido à obtenção da agricultura sustentável. Em sua área de 12,5 mil hectares as mais variadas práticas e inovações tecnológicas são empregadas para controlar doenças, pragas e plantas daninhas, reduzir a compactação, preservar a humidade e aumentar a fertilidade do solo. Tudo isso para deixar a terra e a produção sadias e alcançar média de produtividade a partir de 100 toneladas por hectare.

“A Tecnocana está focando cada vez mais na sua produtividade, buscando a tão almejada cana-de-açúcar dos três dígitos”, diz Paulo Roberto Artioli, diretor Agrícola da Tecnocana, o popular Betão, grande incentivador de investimentos em inovação e no aperfeiçoamento das tecnologias.

No final de 2016, a Tecnocana passou a plantar soja nas áreas de renovação de cana, principalmente nas partes com ambientes de solo de mais baixa produtividade. “Com a introdução da soja, buscamos maior fixação biológica do nitrogênio, aumento de matéria orgânica, controle das ervas daninhas, quebrar o ciclo das pragas e doenças que tanto aumentaram com a não queima da palha. Podemos chamar que plantio da soja vai ser o vazio sanitário da cana-de-açúcar”, observa Artioli, que é engenheiro agrônomo.
Artioli salienta que, a realização dessa prática, otimiza o uso da terra neste período que ela ficaria em pousio, proporcionando aumento de produtividade com rotação de cultura da soja, geração de renda (com a comercialização da soja), redução de custos do plantio da cana, além de a Tecnocana gerar mais alimentos na mesma área. Uma das premissas da agricultura sustentável.

Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.