Compartilhe:

Na Usina Vale Verde, resíduos da cana são ferramentas eficientes de nutrição dos canaviais

A Vale Verde fica em Baía Formosa, no Rio Grande do Norte e pertence ao Grupo Farias, que conta com mais quatro unidades produtoras

Entre as muitas contribuições da cana-de-açúcar está o fato de seus subprodutos como vinhaça, torta de filtro, água de lavagem, cinza da caldeira, bagacinho se transformarem em importantes fertilizantes orgânicos. Possibilitando às unidades sucroenergéticas nutrirem seus canaviais reduzindo o uso de fertilizantes químicos, com isso conseguem menor pegada de carbono e diminuir o custo de produção.

Assim, unidades sucroenergéticas investem para não perder os resíduos da cana, que viraram “ouro” nesta época de preço de fertilizantes nas alturas e até escassez do produto. É o que acontece na Usina Vale Verde, localizada em Baía Formosa, no Rio Grande do Norte. Segundo Sonildo Ricardo da Silva, Coordenador de Qualidade Agrícola, a Vale Verde conta com um pátio de Compostagem de 11 hectares, com capacidade de produção de 9.300 toneladas. O composto é utilizado no fundo dos sulcos do plantio para condicionamento do solo e nutrição após enriquecimento e ativação microbiológica.

Neste vídeo enviado por Sonildo destaca a aplicação da torta de filtro, um importante resíduo da indústria sucroenergética, proveniente da filtração do caldo extraído das moendas no filtro rotativo. A concentração da torta de filtro é constituída de cerca de 1,2 a 1,8% de fósforo e cerca de 70% de umidade. A torta também apresenta alto teor de cálcio e consideráveis quantidades de micronutrientes. E proporciona melhor desenvolvimento radicular e menores riscos de toxidez da planta por alumínio.

Em torno de 50% do fósforo da torta pode ser considerado prontamente disponível. O restante será mineralizado mais lentamente. A torta é empregada principalmente em cana-planta, nas dosagens de 80 a 100 toneladas por hectare (torta úmida); em área total, de 15 a 35 toneladas por hectare (sulco) e 40 a 60 toneladas por hectare na entrelinha das soqueiras, substituindo parcial ou totalmente a adubação fosfatada, dependendo da dose de P2O5 recomendada.

A elaboração da compostagem da torta de filtro adicionando gesso, cinzas de caldeiras e palhada, tem agregado valor à torta de filtro, melhorando sua concentração em nutrientes e reduzindo sua umidade, o que pode ser vantajoso para o transporte a distâncias maiores e desvantajoso para plantios em épocas de estiagem.

O uso de equipamentos adequados para a aplicação da torta como a Carreta Sulcadora e Distribuidora de Torta de Filtro "Plantadora de Torta", que aparece no vídeo, aumenta a eficiência da operação.

Para saber mais sobre esses equipamentos - vendas@dmb.com.br F: (16) 3946-1800 / (16) 3513-9000 (16) 99788-8208

DMB – ESPECIALISTA EM SOLUÇÕES PARA A OBTENÇÃO DE CANAVIAIS DE ALTO DESEMPENHO #DMBAMarcadacana #TecnologiaCanavieira