Nardini Agroindustrial vai plantar mil hectares de cana pelo método de Meiosi
21-08-2015

A técnica da meiosi na cultura da cana-de-açúcar cada vez mais é utilizada na implantação de canaviais. A palavra é uma sigla que significa Método Inter-rotacional Ocorrendo Simultaneamente. O método consiste em intercalar culturas de interesse econômico e/ou agronômico com o canavial para reduzir custos de implantação, melhorar o sistema de logística e promover a melhora do local de cultivo (condições químicas, físicas, biota e microbiota do solo). Além disso, protege o solo contra eventos erosivos no período de renovação dos mesmos. A técnica já é utilizada por várias usinas de processamento de cana-de-açúcar em diversas regiões do Brasil e a mesma pode ser utilizada por produtores para viabilizar a implantação do canavial.

Entre as empresas que valorizam a prática da meiosi está a Nardini Agroindustrial, que possui uma unidade industrial em Vista Alegre do Alto, SP, e área agrícola em Aporé, GO, a qual fornece cana para usinas da região. De acordo com José Carlos Berto, gerente agrícola, neste ano, a Nardini plantará pelo método de meiosi, 600 hectares em Vista Alegre do Alto e 400 hectares em Aporé, um total de 1 mil hectares.

Para intercalar com a cana, algumas áreas recebem crotalária, outras são cultivadas com amendoim. Por exemplo, dos 600 hectares plantados em Vista Alegre, 250 será pelo método meiosi cana-amendoim, sendo que, uma área de 30 hectares ao invés de receber cana-tolete, serão ocupados por mudas-pré-brotadas (MPB), o Plene PB da Syngenta.

Foram plantadas duas ruas de cana para cobrir 16 ruas com amendoim (1x8). Se o clima ajudar, a previsão de plantio do amendoim é para início de outubro, com a chegada das chuvas, e a colheita por volta de março de 2016. É quando a área que tinha amendoim será ocupada pela cana gerada nestas duas ruas. Berto diz que as mudas com alta sanidade, são bastante vigorosas, tiveram excelente pegamento e a expectativa é que sobre cana.

Veja mais informações, na revista digital CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o App CanaOnline para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br