Nasce a Nova SMARvoltar

Publicado em : 26/10/2017
Nasce a Nova SMAR
Smar: inovação tecnológica para o Brasil e para o mundo

Justiça decreta a falência da empresa com a continuidade de operações. Com isso, 300 empregos devem ser preservados e outros criados em 2018

A SMAR Equipamentos Industriais, localizada em Sertãozinho, SP, já foi referência em automação industrial do país. Fundada em 1974,já chegou a ter clientes em 77 países. Além de toda tecnologia desenvolvida para o setor sucroenergético, a empresa se destacou em outros segmentos, por exemplo, desenvolveu um sistema de injeção que movimenta os motores de alguns porta-aviões da marinha norte-americana.

No entanto, em decorrência da baixa demanda de serviços, devido à crise sucroenergética e a problemas de gestão, a empresa entrou em um turbilhão de problemas, que resultou, em setembro de 2013, com pedido de recuperação judicial, declarando à Justiça uma dívida de R$ 32,5 milhões, sendo R$ 24 milhões com ações trabalhistas.

Neste último dia 24, sentença judicial emitidadecretou a falência da empresa com continuidade de operações.O que significa que nasce uma Nova SMAR, uma empresa nova, com um novo CNPJ, cujos donos são seus funcionários atuais e seus funcionários demitidos no passado que ainda tem créditos trabalhistas (dinheiro a receber). Estes donos são acionistas da Nova SMAR, que passam a ter ações da empresa, proporcionais aos seus créditos trabalhistas – ou seja, verbas trabalhistas impossíveis de serem recebidas passam a ser um ativo, um crédito, absolutamente possível de recebimentos em médio prazo.
Essa decisão judicial é considerada uma vitória e, segundo os sertanezinos, isso só foi possível devido a uma comitiva formada por representantes de entidades da cidade, inclusive da Prefeitura, que debateu com o gestor judicial a importância da reversão da mera falência, para essa modalidade adotada, que é a falência com continuidade de operações. A medida ilumina o caso SMAR, salva 300 empregos e, cria a possibilidade da geração de novas contratações em 2018, e renova a energia para que aos poucos a empresa sai da crise, mas de forma consistente.
Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.


Fonte: CanaOnline
  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •