“Nematóides reduzem a produtividade, mas não matam a cana”
25-08-2016

Existe o falso conceito de que os nematóides só estão presentes em áreas onde há a presença de cana morta

A pesquisadora do IAC, Dra. Leila Luci Dinardo-Miranda, explica que no setor canavieiro existe o falso conceito de que os nematóides só estão presentes em áreas onde há a presença de cana morta. “Na verdade, essa praga causa redução de produtividade, fazendo com que o canavial fique desuniforme, mas não morto”.

Essa desuniformidade é reflexo de um sistema radicular debilitado, incapaz de absorver água e nutrientes necessários para o bom desenvolvimento das plantas, que, em consequência, tornam-se menores, raquíticas, cloróticas, com sintomas de “fome de minerais”, murchas nas horas mais quentes do dia e menos produtivas.

“Caso algum talhão se enquadre nessas características, é importante realizar uma amostragem, única forma de diagnosticar, realmente, se há ou não uma infestação e em qual nível populacional.”

Porém, a pesquisadora ressalta que essa amostragem não pode ser feita em qualquer época, já que as populações de nematóides flutuam ao longo do ano, sendo altas nos períodos chuvosos e baixas nos secos. “Isso ocorre pois, quando há falta de chuvas, a umidade do solo fica prejudicada, o que causa redução nas populações de nematóides, pois há maior dificuldade para que eles se desenvolvam e reproduzam.”

Além disso, Leila ressalta que a umidade também interfere no desenvolvimento do sistema radicular da cana, fonte de alimento para essa praga. “Ocorre que a cana ganha massa de raiz à medida que envelhece, porém, não de forma contínua. Ou seja, nos períodos com excedente hídrico ela ganha massa de raiz, enquanto que na seca, ela perde. Dessa forma, como os nematóides precisam de raiz viva para sobreviver, a umidade exerce dupla influência nas populações, pois, além de terem seu desenvolvimento e reprodução impactados, a disponibilidade de alimento será baixa”.

Veja matéria completa na editoria Fitotécnico, edição 35 da revista digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.