Nesta semana será lançada nova fase do Programa “+Cana”, numa parceria entre IAC, Socicana e Coplana
25-07-2016

Em março de 2015, foi lançado o projeto “+ Cana, Mais Produtividade no Canavial”, voltado ao aumento da produtividade da cana, com o uso de tecnologias como o MPB (Mudas Pré-brotadas). A iniciativa é uma parceria entre IAC, Socicana e Coplana. O programa levou alguns produtores de cana a se tornarem polos de produção de mudas pré-brotadas, e conscientizou o fornecedor quanto à importância de montar viveiros para produzir mudas de qualidade, com sanidade e pureza varietal.

Mas chegou a hora de o programa avançar mais ainda. Nesta semana será lançada a “2ª Onda” do Programa “+ Cana, Mais Produtividade no Canavial”. O lançamento será no próximo dia 27 de julho, às 8h30, no auditório da Socicana, em Guariba.

Na ocasião, serão apresentados resultados técnicos e econômicos do “+Cana” e depoimentos dos produtores dos polos já constituídos. O evento deverá ter a presença do Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, que falará sobre a consolidação do MPB na atividade do produtor rural.

“Não perca esta oportunidade única de revolucionar sua produtividade. Seja um novo Polo Produtor de MPB”, diz o convite para o lançamento da 2ª Onda do +Cana.

POLOS REGIONAIS
Na “1ª Onda” do programa, entre as ações para o aumento da produtividade está o incentivo à produção de mudas, uma prática que era comum e se perdeu ao longo dos anos. O primeiro passo foi a implantação dos Polos Regionais de MPB.

O sistema de Mudas Pré-Brotadas foi desenvolvido pelo IAC com o objetivo de multiplicar mudas, com alto padrão de fitossanidade, vigor e uniformidade de plantio. O MPB é direcionado ao aumento da eficiência e dos ganhos econômicos na implantação de viveiros, renovação e expansão de áreas de cana. Outro grande benefício dessa tecnologia está na redução da quantidade de mudas que vai a campo. Para o plantio de um hectare de cana, o consumo de mudas cai de 18 a 20 toneladas, no plantio convencional, para 2 toneladas no MPB.

Para dinamizar a adoção do sistema, o Programa Cana IAC criou também o kit de pré-brotação IAC. Este kit é entregue a alguns produtores a fim de contribuir para a qualificação do processo de produção de mudas, fase essencial para os resultados da canavicultura moderna. A equipe técnica fornece assistência ao produtor, que pode implantar viveiros para uso próprio e também adotar a produção de mudas como uma atividade comercial. Isso garante maior autonomia na condução da própria lavoura.

Os polos regionais de MPB são uma das iniciativas do +Cana, que engloba ainda projetos de manejo do Sphenophorus levis e broca, espaçamento do canavial, uso de maturador, ensaios de nutrição e adubação, agricultura de precisão, entre outros, tudo com foco no aumento da produtividade e longevidade do canavial.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.