Nilceu Piffer Cardozo, consultor e produtor rural, atesta eficácia do ProGibb® no estímulo ao desenvolvimento de colmos
11-08-2025

Existem ferramentas relacionadas às alterações morfológicas, metabólicas e fisiológicas das plantas que auxiliam no enfrentamento das condições climáticas desafiadoras. Produtor rural, consultor associado Canaplan e sócio-diretor da Solucrop, Nilceu Piffer Cardozo afirma que o ProGibb®, da Sumitomo Chemical, é uma dessas ferramentas.
Tendo trabalhado com o produto por diversas safras e condições distintas, Nilceu possui um amplo conhecimento sobre a ação da tecnologia. Segundo ele, o ProGibb® entrega ganhos consideráveis. No entanto, é preciso se atentar a interferência das características varietais, das circunstâncias ambientais vigentes e, principalmente, das condições da planta no momento da aplicação.
“Consegui identificar que momentos-chave de redução da produção de giberelina natural dos canaviais são muito importantes de serem manejados. Não se trata de esperar o auge de desenvolvimento da planta para intervir, mas sim facilitar com que ela chegue mais cedo a esse auge naturalmente.”
Para Cardozo, o principal efeito do ProGibb® é a possibilidade de modelar o desenvolvimento da planta em momentos nos quais ela não consegue desenvolver sozinha a síntese de giberelina, como alta nebulosidade, retorno de desenvolvimento (pós-seca) e após a aplicação de inibidores de florescimento e isoporização.
“Nesse último caso, inclusive, realizei um trabalho específico em parceria com Ricardo de Almeida, da Sumitomo Chemical. Juntos, verificamos ganhos significativos favorecendo a retomada de desenvolvimento da planta após o uso de ProGibb®. Esses resultados trazem luz para um setor que, até pouco tempo, achava que, mesmo com oferta hídrica, os meses de março, abril e maio não poderiam resultar em aumento significativo de produção agrícola.”
Lembrando que o ProGibb® é uma das soluções que a Sumitomo Chemical traz para o mercado dentro do programa “CANA+”, que oferece soluções para intervenção precisa e inteligente no metabolismo da cultura. Em breve, serão integradas, ainda, tecnologias para desenvolvimento e saúde de raízes, recuperação de estresses e manejo de florescimento, maturação e colheita.
Além disso, o programa “CANA+” conta com tecnologias biológicas e de origem natural, com certificação do IBD para agricultura orgânica. Para saber mais, procure um representante da Sumitomo Chemical em sua região.
VEJA MATÉRIA COMPLETA: https://www.canaonline.com.br/conteudo/produtores-e-usinas-devem-apostar-em-um-manejo-fisiologico-inteligente-visando-elevar-a-producao-frente-aos-desafios-climaticos.html