No VIII Encontro Cana Substantivo Feminino as mulheres falarão sobre mecanização, tratos culturais, pesquisa e gestão

No VIII Encontro Cana Substantivo Feminino as mulheres falarão sobre mecanização, tratos culturais, pesquisa e gestão

Além de debates, haverá test-drive com tratores e caminhão canavieiro com direção autônoma e interação entre produtoras de café e produtoras de cana

 

Dados do segundo volume do estudo “Mulheres no Agronegócio”, elaborado pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, apontam que o número de mulheres atuantes na agroindústria brasileira cresceu 8,3% entre 2004 e 2015. Durante o período analisado, houve o ingresso de 384.582 mulheres em postos de trabalho relacionados ao agronegócio, contra uma redução de aproximadamente 1,65 milhão de homens. O grupo mais beneficiado foi o das mulheres com mais de 30 anos, casadas e com alto grau de escolaridade, uma prova de que o setor busca qualificação.

Embora à primeira vista este número possa parecer pouco expressivo, apresenta uma evolução na postura do segmento. Mas a presença feminina pode ocupar muito mais espaço no agronegócio.Um estudo realizado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) com 100 países, mostra que de 100 agricultores no Brasil, 13 são mulheres. O país que lidera a lista é o Chile, com 30% de suas atividades agrícolas a cargo de mulheres, seguido pelo Panamá (29%).

 

O Encontro Cana Substantivo Feminino nasceu como um evento que busca discorrer sobre essa problemática, debatendocaminhos para a maior presença feminina na agroindústria canavieira, além de abrir espaço para as mulheres contarem suas experiências e sugerirem soluções para o desenvolvimento sustentável do setor.

 

Em 2019, o VIII Encontro Cana Substantivo Feminino será realizado no dia 21 de março de 2019 no Centro de Cana do Instituto Agronômico (IAC), em Ribeirão Preto, SP. Entre os temas que serão debatidos estão:

As mulheres dominam as máquinas

- A mecanização na lavoura – a influência no campo, na indústria, a evolução do processo, o uso da agricultura de prescrição e a atuação feminina operando as máquinas.

Com elas os tratos culturais têm excelência

- A importância dos tratos culturais para a obtenção de lavouras com alto desempenho, produtos especiais – a adoção de boas práticas e tecnologias de ponta;

As Mulheres e a Ciência

- A participação feminina na área de pesquisas e desenvolvimento com foco na produção agrícola

Mulheres na Gestão

Os caminhos para as mulheres alcançarem cargos de gestão, ações e projetos que contribuem para a ascensão feminina, como é a gestão feminina e o que elas sugerem para a obtenção da gestão eficiente

INTERAÇÃO CAFÉ COM CANA -Um dos destaques da programação deste ano será a interação café com cana, em que mulheres das duas culturas agrícolas mais tradicionais do país se unirão para troca de experiências.A jornalista Luciana Paiva, organizadora do evento, explica que na cultura do café a participação feminina é muito expressiva (chega a 30%, na cana 12%), tendo, por exemplo: associações de mulheres produtoras de café; e a Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA) já montou nove núcleos no Brasil. “Queremos saber como as mulheres do café conseguem isso”, diz.

 

HOMENAGEM A ELIZABETH FARINA -

Após os painéis, será realizada uma homenagem à Elizabeth Farina, primeira mulher a assumir a função de diretora-presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica). A solenidade contará com a participação de MônikaBergamaschi, presidente do Conselho Diretor da ABAG/RP, presidente do LIDE Agronegócios e ex-Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

 

TEST-DRIVE INÉDITO – Durante o VIII Encontro haverá test-drive com tratores e com um caminhão canavieiro Axor 3131 da Mercedes-Benz dotado de direção autônoma. Será a primeira vez que em que o veículo estará disponível para test-drive público.

 

INSCRIÇÃO GRÁTIS - DOAÇÃO VOLUNTÁRIA:

Para se inscrever basta enviar um e-mail para luciana@canaonline.com.br

E informar nome, empresa, função e fone. Vagas limitadas.

 

Como a inscrição é grátis e oferece um monte de coisas, que tal fazer uma boa ação? Doar R$ 50,00 que serão destinados integralmente ao Hospital de Amor (antigo Hospital de Câncer de Barretos) www.hcancerbarretos.com.br – e  a Acesa Capuava - www.acesacapuava.com.br - Associação Cultural Educacional Social e Assistencial Capuava – que atende pessoas com autismo.

Quem puder doar, basta complementar as informações do e-mail com nome completo, endereço completo e CPF, que encaminharemos um boleto.

 

Serviço

VIII Encontro Cana Substantivo Feminino

Data: 21 de março de 2019

Local: Centro de Cana do IAC – Ribeirão Preto/SP

Contato: (16) 3627-4502 | (16) 3446-6877

Dúvidas e inscrições: luciana@canaonline.com.br

Site e programação completa:www.canasubstantivofeminino.com.br