Nos últimos sete anos, a presença feminina na Fenasucro subiu de 11% para 24%
20-02-2020

A Expedição Cana Substantivo Feminino na Fenasucro é uma das ações para aumentar a presença das mulheres na feira
A Expedição Cana Substantivo Feminino na Fenasucro é uma das ações para aumentar a presença das mulheres na feira

Entre os responsáveis pelo aumento da participação das mulheres na feira está Tatiana Rassini, gerente de planejamento estratégico de marketing na Reed Exhibitions Alcantara Machado

O pequeno município de Taiúva, no interior paulista é cercado por cana-de-açúcar. Foi lá que Tatiana Rassini, gerente de planejamento estratégico de marketing na Reed Exhibitions Alcantara Machado teve seu primeiro contato com o universo da cana-de-açúcar, na fazenda da família. Aos 16 anos, Tatiana visitou, junto com seu pai, pela primeira vez a Fenasucro - maior feira de tecnologia sucroenergética do mundo. Ficou encantada com o que viu, mas não imaginou que um dia seria parte atuante deste grande evento sucroenergético.

Ainda mais depois que deixou a casa dos pais, em São Carlos, e foi para a capital paulista, onde se graduou pela USP em Relações Públicas e depois fez pós-graduação em Marketing voltado para vendas pela FGV. Tendo atuado em diversos mercados, Tatiana também passou por grandes multinacionais, como Philips e Danisco (hoje Dupont), antes de voltar ao interior e adentrar o mercado de eventos. Seu foco sempre foi melhoria de performance, planejamento estratégico e ativação de novos produtos.

Entre os aspectos pessoais, Tatiana valoriza a qualidade de vida e o convívio familiar, aspectos que motivaram sua volta, há 11 anos, para o interior. Escolheu Ribeirão Preto, em decorrência da proximidade com a família e pela cidade ser um grande polo econômico do estado.

“Na minha primeira Fenasucro quase não encontrava mulheres nos corredores”, conta Tatiana

Em Ribeirão Preto, Tatiana foi a primeira colaboradora diretamente contratada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, que acabara de adquirir a empresa Multiplus, antiga organizadora da Fenasucro. E logo percebeu um ponto fraco da feira: a ausência de mulheres. “Na minha primeira Fenasucro quase não encontrava mulheres nos corredores. Era um universo muito masculino.”

Tornar o ambiente da Fenasucro mais convidativo para o público feminino, passou a ser um dos desafios de Tatiana, que em conjunto com a direção da empresa, passou a implementar mudanças. Entre elas, a alteração do foco de feira de confraternização para uma feira exclusivamente de negócios. Neste novo escopo, algumas das ‘atrações’ promovidas pelos expositores em anos anteriores não combinava mais. “Desde que assumi o marketing, temos trabalhado para criar uma nova cultura dentro da feira. O próprio expositor precisava entender que o objetivo principal daquele espaço não é promover uma festa para seu cliente, mas sim angariar novos negócios e obter retorno do dinheiro ali investido.”

Nesse novo ambiente, segundo Tatiana, as mulheres se sentiram mais à vontade para frequentar a Fenasucro. Afirmação comprovada pelas estatísticas de visitação. Em 2013, a presença feminina era de pouco mais de 11%. Ano passado, este número subiu para 24%. “Além de promover um ambiente mais convidativo às mulheres, temos ano após ano investido em conteúdo de qualidade. Dessa forma, as mulheres podem conferir nos estandes as novidades de centenas de expositores bem como obter atualização profissional através de uma extensa grade de palestras com profissionais renomados do setor.”

Atual responsável pelo planejamento dos produtos do portfólio de energia da companhia, com foco em bioenergia e petróleo & gás, Tatiana será debatedora no IX Encontro Cana Substantivo Feminino. Participará do painel: Lugar de mulher é em todos os lugares do setor.

 

IX ENCONTRO CANA SUBSTANTIVO FEMININO

19 de março de 2020 no Centro de Cana do IAC, Rodovia Antonio Duarte Nogueira km 321, s/n, Ribeirão Preto, SP

INSCRIÇÕES GRÁTIS, MAS LIMITADAS. PELO SITE: http://www.canaonline.com.br/conteudos/cana-substantivo-feminino.html