Nos últimos 10 anos, a Usina São Martinho não teve parada por atraso de cana colocada na esteira
18-09-2018

A maior processadora de cana do mundo, moi 10 milhões de toneladas e trabalha com a precisão de relógio suíço

Moagem de 10 milhões de tonelada de cana por safra, é o que acontecena maior processadora de cana do mundo, a Usina São Martinho, localizada em Pradópolis, SP. O volume corresponde a produção da safra 2017/18 de todo o estado de Pernambuco, com 14 unidades em funcionamento.

Mas a São Martinho não tem só quantidade de cana, prima também pela qualidade da matéria-prima, “colheitabilidade” e gestão da frota agrícola. Tudo é cronometrado para que não haja atraso na colocação de cana na esteira da indústria. A unidade conta com 135 mil hectares com cana e uma frota de 68 colhedoras. Cada máquina colhe em média 970 toneladas por dia (na região Centro Sul, a média é de 494 toneladas).

Só as colhedoras de cana percorrem em média 3.500 km por dia. O trajeto é igual à distância entre Pradópolis e a capital do Acre, Rio Branco. Os tratores percorrem 6.300 km e os caminhões canavieiros, 46.000 km, o equivalente a mais de dez voltas no percurso de 4.182 km em linha reta que separam os municípios de Oiapoque e Chuí, nos extremos do país. A frota da São Martinho composta por 293 veículos – colhedoras, tratores, caminhões canavieiros, motoniveladoras, autopropelidos, plantadoras e veículos de serviço – percorre diariamente 87.200 quilômetros, o que corresponde a duas voltas na terra.

A usina moi 240 dias por ano, esmaga 50 mil toneladas de cana diariamente e para não parar a moagem, a cada 2 minutos é necessário que uma composição passe pela balança. “Há 10 anos não paramos por falta de cana na esteira. Moemos sete dias na semana, 24 horas por dia e só há parada no caso de chuva”, diz Mario Ortiz Gandini, diretor agrícola e de tecnologia da São Martinho.

Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.