Nota sobre a aprovação da cana CTC 20 Bt
17-11-2017

A Cana Bt é a primeira cana-de-açúcar geneticamente modificada aprovada para comercialização no mundo

Com relação à notícia “Projeto quer anular aprovação da cana de açúcar transgênica”, publicada no último dia 10 de novembro, o Centro de Tecnologia Canavieira – CTC esclarece que o relatório de biossegurança da cana-de-açúcar CTC 20 Bt foi aprovado pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) por 15 votos favoráveis e 3 votos contrários. Ou seja, a ampla maioria dos membros da CTNBio avaliou que o relatório não apresenta deficiências técnicas e comprova que o cultivo da Cana Bt é seguro tanto para o meio ambiente quanto para o consumo humano e animal.

 O CTC informa ainda que o tempo de análise do processo de aprovação da cana Bt foi de 16 meses, desde a publicação do extrato prévio até sua aprovação e, em nenhum momento, tramitou de forma urgente. O prazo regimental estabelecido pela comissão para análise dos processos é de 90 dias, podendo ser prorrogado por igual período, portanto houve tempo suficiente para amplo debate. A análise do processo incluiu a realização de audiência pública, no dia 06 de outubro de 2016, e contou com a participação de todo o plenário da CTNBio. Nesta ocasião a cana-de-açúcar geneticamente modificada foi amplamente debatida com todos os setores da sociedade (cientistas, sociedade civil, empresas), sendo abordado profundamente os temas ligados à caracterização da tecnologia e a avaliação de sua biossegurança.

 Vale destacar também que a característica agronômica da cana transgênica é a resistência à broca (Diatraea saccharalis), principal praga que ameaça a cultura, causando perdas estimadas em R$ 5 bilhões por ano no Brasil. Isso significa que a cana Bt dispensa o uso de inseticidas para o combate à broca. O gene introduzido na variedade é proveniente da bactéria do solo Bacillus thuringiensis (Bt), já utilizado em outros cultivos, como milho, algodão e soja, há mais de 15 anos em diversos países, sem nenhum malefício à saúde ou ao meio ambiente.

 Em relação ao questionamento de eventuais relações comerciais do presidente da CNTBio com empresas do setor, o CTC destaca que não possui nenhuma relação comercial com o Sr. Edivaldo Velini e refuta veementemente qualquer tipo de ligação fora do escopo do Conselho.

 O CTC reitera a segurança, qualidade e benefícios agronômicos da cana CTC 20 Bt, e mantém a confiança no processo de regulação brasileiro para organismos geneticamente modificados, que segue padrões internacionais definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU).

 A Cana Bt é a primeira cana-de-açúcar geneticamente modificada aprovada para comercialização no mundo. A sua liberação comercial promoverá, além dos ganhos econômicos com a produtividade e qualidade, a simplificação da logística e aprimoramento da gestão ambiental com a redução do uso de inseticidas.

 Marina Lourenção

Atendimento de Contas – Account Executive